WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Gil Lingerie e Confecções


Santaluz: trezena de Santa Luzia é encerrada com alvorada, missas e procissão

DSC_0661

Foto: Notícias de Santaluz

Devotos de Santa Luzia se reuniram durante este domingo (13), em Santaluz, na paróquia que leva o nome da santa, para comemorar o dia da padroeira dos oftalmologistas e dos que têm problemas na visão. O tema da festa esse ano foi “Santa Luzia, motivação no compromisso. Evangelizar é preciso”. Uma alvorada abriu os festejos por volta das 5h e as homenagens seguiram com missas às 7h, 10h e 16h.

DSC_0674

Foto: Notícias de Santaluz

A missa solene das 10h foi presidida pelo Cônego André Alexandre dos Passos Filho, da Paróquia de São Sebastião do Passé, pertencente à Diocese de Camaçari, e pelo pároco Declair Cardoso. Durante sua pregação, o padre André falou do compromisso de Santa Luzia e destacou seu exemplo de confiança, entrega, santidade, obediência, doação, fidelidade e, sobretudo amor a Deus, virtudes que fizeram da santa uma das grandes mártires da Igreja.

DSC_0677

Foto: Notícias de Santaluz

A celebração eucarística contou com a presença do prefeito do município, Zenon Nunes Filho, que participou acompanhado do ex-prefeito Donga, do deputado federal José Nunes e do superintendente da Codevasf em Juazeiro, José Haílton Carneiro de Oliveira, além de vereadores, secretários municipais. Também estiveram na Igreja Matriz, durante este domingo, os ex-prefeitos Joélcio Martins e Júnior do Max.

DSC_0694

Fieis posam para foto em frente ao altar de Santa Luzia com o prefeito Zenonzinho, que também é devoto da santa | Foto: Notícias de Santaluz

Uma das novidades da programação desse ano foi que, durante todo o dia, a Igreja Matriz permaneceu aberta para acolher luzenses devotos de Santa Luzia e fieis que vieram de várias regiões do estado para render homenagens e tirar fotos em frente ao altar onde fica a santa.

DSC_0727

Foto: Notícias de Santaluz

Às 16 horas foi realizada missa campal, em frente à Igreja Matriz. Após a celebração, aconteceu a tradicional procissão com a imagem de Santa Luzia, saindo da Praça em frente à Igreja, seguindo pelas principais ruas do Centro da cidade, retornando, em seguida, para a ‘praça da igreja’. A festa em louvor à Santa Luzia foi encerrada com a benção do santíssimo sacramento e depois sorteio de vários prêmios, entre eles uma moto, em benefício da Paróquia. Também houve quermesse com comidas típicas regionais, exposição de artigos religiosos artesanais e lembranças personalizadas. 

DSC_0731

Foto: Notícias de Santaluz

Padroeira dos oftalmologistas e dos que têm problemas na visão

Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa – Itália, no ano de 283, Santa Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias. Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o Evangelho pregado durante a Missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu ao Senhor que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu. Diocleciano mandou jogar Luzia numa casa de prostituição, mas ninguém conseguia tirá-la  do local onde ela se encontrava, os pés ficaram firmes no chão. Em seguida, tentaram queimá-la viva, mas as chamas nada fizeram contra ela. Os soldados arrancaram-lhe os olhos e os entregou em um prato à jovem. No mesmo instante, na face de Luzia, brotaram outros olhos. Vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandaram degolar a menina. Era 13 de dezembro de 304. A partir deste dia teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a “Santa da Visão”.

Redação Notícias de Santaluz

2 respostas para “Santaluz: trezena de Santa Luzia é encerrada com alvorada, missas e procissão”

  • dilza lima disse:

    MUITO LINDA A NOSSA FESTA EM HOMENAGEM A SANTA LUZIA, O POVO MARCOU PRESENÇA CONFIANTES EM NOSSA PADROEIRA, OBRIGADA SENHOR.

  • Luiz Carlos disse:

    Com relação a alvorada gostaria de saber o que as autoridades da Igreja pretendem fazer para garantir o sussego da sociedade pois na tal alvorada há mais baderna que “adoração”. Junta um monte de malandros que tiram as descargas das motos produzindo um barulho insuportável, os mesmo já começam a circular muito antes da saída do cortejo. Aliás, os participantes da alvorada deveriam se espelhar no exemplo que foi dado no domingo mesmo quando uma igreja evangélica realizou uma carreata para divulgar uma festa, se não me engano para comemorar o dia da bíblia. O que vemos nesse caso, foram várias motocicletas onde seus condutores apenas usavam as buzinas, sem acelerar, sem pipocar, sem fazer os ruídos do evento anterior. Tal antagonismo talvez se dê pelo respeito que o público tem por suas denominações, nesse caso cabe a cada um julgar de acordo com suas conveniências.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia