minaC1_ZJ1

Atividades do projeto C1 Santaluz foram paralisadas no dia 26 de agosto de 2014 | Foto: ZJ Mineração

Cento e trinta trabalhadores diretos do projeto C1 Santaluz, da empresa Yamana Gold, entraram em aviso prévio a partir desta quarta-feira (15). A informação foi passada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Preciosos de Serrinha e Região (Sindimina), Maílson Gonçalves.

De acordo com o presidente, a mineradora informou que manterá apenas 11 empregos diretos no empreendimento, que está em processo de suspensão temporária desde o dia 26 de agosto deste ano. Segundo ele, foi feito um acordo entre a Yamana e o Sindimina que garante o cumprimento de todos os direitos estabelecidos por lei aos funcionários de empresas que prestam serviço ao projeto C1.

Maílson disse, ainda, que todas as atas das reuniões entre a Yamana e o Sindimina estão sendo enviadas ao Ministério Público do Trabalho, afim de que sejam adotadas as medidas legais.

Procurada pelo Notícias de Santaluz, a assessoria de comunicação da Yamana Gold  informou que “após conceder férias a 119 empregados diretos, o projeto C1 Santa Luz realizou, nesta semana, o encerramento do contrato de trabalho de parte destes profissionais”. Segundo a empresa, “um pequeno grupo de empregados continuará trabalhando para a manutenção dos equipamentos”. A Yamana afirma que o processo foi discutido diretamente com o Sindimina.

Sobre a suspensão das atividades

A paralisação das atividades no projeto C1 Santaluz foi comunicada pela Yamana, através de comunicado oficial, no dia 26 de agosto deste ano. A mineradora afirma que o projeto, que se encontrava em fase pré-operacional, vinha apresentando perdas financeiras, não se mostrando economicamente viável. No dia 10 de setembro, a empresa informou que colocou o empreendimento em manutenção e iniciou a avaliação de processos alternativos de recuperação metalúrgica, com previsão de conclusão para até o fim de 2015.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)