Share Button

Imagem ilustrativa | Foto: Semed/Arquivo

A novela do início das aulas na rede municipal de Santaluz ganhou mais um capítulo – e, ao que tudo indica, ainda não chegou ao final. Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura e a Secretaria de Educação soltaram um novo comunicado adiando, mais uma vez, o início do ano letivo. Mas, dessa vez, sem falar nada sobre o problema que vinha sendo apontado até aqui: a licitação do transporte escolar. Agora, a justificativa oficial mudou. O motivo do adiamento seria a necessidade de melhorias e adequações nas escolas. “Infelizmente, por extrema necessidade que visa o conforto e as melhores condições de desenvolvimento pedagógico, social e cultural de nossos alunos, precisamos adiar o início das aulas”, diz um trecho da nota.

E aí vem o detalhe que deixou a situação ainda mais preocupante: não tem data nova. Assim como aconteceu no primeiro comunicado, lá no dia 12 de fevereiro, a Prefeitura simplesmente não disse quando as aulas vão, de fato, começar (lembrar). Até agora, a única previsão concreta foi no dia 20, quando a informação que circulou foi de que as aulas só começariam depois do Carnaval (lembrar). Mas, agora, a administração municipal volta a deixar tudo no ar, sem definição.

Antes, a justificativa era a demora na licitação do transporte escolar, o que deixou os alunos sem saber como iriam para a escola. Agora, o problema sumiu do discurso oficial e deu lugar a uma justificativa genérica sobre adequações nas escolas. Enquanto isso, as escolas estaduais e particulares de Santaluz já voltaram às atividades normalmente.

Nas redes sociais, a paciência do povo parece estar chegando ao limite. Um professor ironizou a promessa de que o adiamento não vai comprometer o calendário: “Esse ‘sem comprometer o calendário escolar’ quer dizer: aulas dias de sábado e alunos passando de qualquer jeito, tome trabalho e pesquisa pra ninguém perder”. Com as explicações mudando o tempo todo e sem uma data certa para o início das aulas, a única certeza, por enquanto, é a incerteza.

Confira a íntegra do novo comunicado divulgado pela Prefeitura de Santaluz:

“O Município de Santaluz-BA, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem a público esclarecer os fatos envolvendo o início das aulas da rede municipal de ensino.

Como é sabido, a educação é direito constitucionalmente garantido e deve ser protegido e proporcionado por todos os Entes federativos. Em nosso Município não é diferente. Com o compromisso de excelência, visto em cada escola de nossa rede, seguimos atentos às necessidades de melhorias e adequações de nossas instalações.

Infelizmente, por extrema necessidade que visa o conforto e as melhores condições de desenvolvimento pedagógico, social e cultural de nossos alunos, precisamos adiar o início das aulas, sem, contudo, comprometer o calendário escolar.

Os números de horas aulas estabelecidas serão rigorosamente cumpridos, garantindo que nossos alunos tenham o melhor e mais adequado aproveitamento de tudo que o universo escolar pode e deve proporcionar.

Ressalte-se, mais uma vez, que não haverá prejuízo e que tudo está sendo encaminhado para garantir segurança, modernidade e conforto aos nossos alunos, professores, pais e comunidade.

Agradecemos a compreensão e contamos com a colaboração de todos.”

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)