WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Senado aprova projeto que pode levar à criação de 180 municípios

Pelo menos quatro importantes distritos da região sisaleira demonstram interesse em se emancipar (Foto: Montagem/A Voz do Campo)

O plenário do Senado aprovou, por 53 votos a favor, cinco contra e três abstenções, o projeto de lei complementar que fixa regras para incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina que distritos possam se emancipar após plebiscito. Pelos critérios estabelecidos, o governo calcula que 180 municípios possam ser criados no país. Por isso, a proposta foi batizada por governistas de “trem-bala da alegria”. Texto segue, agora, à sanção presidencial.

De acordo com cálculos de governistas, que não se manifestaram durante a sessão, o projeto tem potencial de gerar uma despesa mensal de R$ 9 bilhões somente com pagamento de salários dos cerca de 30 mil cargos públicos que poderão ser criados com a instalação de prefeituras e câmaras de vereadores.

Apesar disso, o único senador que fez críticas à votação foi o líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP). Assim mesmo, ele condenou não o mérito e sim a “oportunidade” de aprovar um projeto que permite a criação de municípios, num momento em que esses entes da federação estão com problemas fiscais.

Movimento emancipacionista no Território do Sisal 

Por conta do movimento emancipalista pelo menos quatro municípios da região sisaleira, correm o risco de perder parcelas significativas da população, entre eles Araci (Pedra Alta), Tucano (Caldas do Jorro), Conceição do Coité (Salgadália) e Santaluz (Pereira). Os quatro distritos [Pedra Alta, Caldas do Jorro, Salgadália e Pereira], ensaiam discursos emancipatórios.

1044320_309368452543028_1963047483_nOutro postulante a emancipação é o distrito de Coronel João Borges (Riacho da Onça), em Queimadas. No dia 27 de junho deste ano, durante o I Congresso Emancipacionista, o distrito lançou o seu projeto Pró-emancipação.

Redação Notícias de Santaluz

Regras para a criação de novos municípios

3 respostas para “Senado aprova projeto que pode levar à criação de 180 municípios”

  • tonierley disse:

    sou o coordenador geral da AMERO – ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO EMANCIPALISTA DE RIACHO DA ONÇA, E O NOSSO DISTRITO ESTÁ UNIDO LUTANDO PELA EMANCIPAÇÃO, DEPOIS DESSA APROVAÇÃO O NOSSO MOVIMENTO GANHARÁ MAIS FORÇA E IREMOS MOSTRAR QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE A EMANCIPAÇÃO TRARÁ PARA OS DISTRITOS EMANCIPADOS AS CIDADES DESMEMBRADAS, QUEREMOS UMA NOVA CIDADE E ESSA CIDADE É RIACHO DA ONÇA.

  • Gilka Borges badaró disse:

    Daqui de Itajuípe cidade o sul do estado onde tenho oportunidade de administra-lo pela terceira vez, torço muito e gostaria de saber de que maneira poderia ajudar a emancipação do Distrito Cel. João Borges( Riacho da Onça)no município de Queimadas. Sou filha de Núbia Borges Badaró, sobrinha de Valdete Borges e Osvaldo Borges( que faleceu ainda muito jovem) assim como meus irmãos, primos , sobrinhos, netos somos apaixonados pelo nosso Riacho e seu povo, mantemos nossa casa e sempre que podemos estamos lá , principalmente no tradicional São João. Estamos juntos em pró do nosso Riacho. Contem conosco!

  • AMERO disse:

    A ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO EMANCIPALISTA DE RIACHO DA ONÇA – AMERO ESTA TRABALHANDO BASTANTE PARA REALIZAR ESSE SONHO DO DISTRITO.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia