WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Serrinha: frigorífico suspende abate de jegues após recomendação do MP

jumentos2

Foto: Divulgação

Uma recomendação expedida pelo Ministério Público estadual, nesta segunda-feira (11), motivou um frigorífico no município de Serrinha a suspender o abate de jegues, equídeos, mulas, jumentos e quaisquer outros animais do gênero. Segundo a promotora de Justiça Letícia Baird, a recomendação foi feita após a promotoria tomar conhecimento de um suposto abate ilegal de jegues que aconteceria nesta terça-feira (12) no estabelecimento, o que motivou a realização de diligência no local. ​ No documento, entre outras orientações, consta que o frigorífico deverá apresentar documentação que comprove autorização prévia do serviço de inspeção estadual e federal para abates destes animais; termo de cooperação técnica com cronograma de atividades aprovado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), registro e atendimento às necessidades técnico-sanitárias prescritas no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).

De acordo com a promotora, a expedição da recomendação se deu considerando, entre outros aspectos legais, que “a matança ‘autorizada’ de jegues não é solução adequada e ética sob o viés normativo internacional e constitucional, sobretudo em se tratando de animais historicamente explorados, em situação de risco e maus-tratos”, salientou.

Redação Notícias de Santaluz

19 respostas para “Serrinha: frigorífico suspende abate de jegues após recomendação do MP”

  • lucila disse:

    parabens por interromper essa matança. . tem crianças em nosso pais que nem sabe e não conhecem um jeque, um jumento etc. vamos plantar amor e não mortes

    • Nurimar Maria Falci disse:

      Estounpreocuoada porque a procuradora do estado alegou que o tal frigorifico nao tinha autorizacao.Sera que isso significa que se tiverem licença sera permitido eesse assassinato?
      vamos batalhar pela castracao.E havia cavalos tambem
      Canalhas.

    • Tudo que é novo assusta, não vejo diferença em abater o gado também. Sofre do mesmo jeito.Os jumentos são exportados para a China e gera muito dinheiro para o nosso país. É melhor do que deixar solto na pista causando acidentes, e tirando a vida das pessoas.

  • Anelise branchi disse:

    Matar Jegues é um ato de crueldade para um bichinho trabalhador e parceiro do ser humano,estamos nos desumanizando!

  • MaiconSuel disse:

    O grande problema esta no preço, os donos soltam os animais nas rodovias pelo baixo preço dos jumentos e a pouca procura do animal para compra, com isso causando acidentes… FALTA CONSCIÊNCIA AOS DONOS DOS ANIMAIS. Resta aos órgãos competentes recolhem eles da pista e não tem destino nem local para esse animais!

  • rudy disse:

    Ha necessidade de TODOS entendermos de leis basicas para ajudar ao MP. nao adianta somente chorar: é necessario agir com MP e para isso temos que conhecer as leis

  • Obrigada MP, obrigada Juíza. Estes animais foram demais explorados em suas vidas e não merecem este fim trágico. Além disso, como poderemos controlar o destino de sua carne, poderá ser destinada ao consumo humano. Os jegues fazem parte de nossa cultura e não devem ser abatidos para o cruel mercado chinês.

  • Antonio Mario Magalhaes disse:

    Excelente atitude do MP!

    Que tal buscarmos outras fontes de proteína, que não a animal? Soja, leite, ovos, feijão+arroz integral, queijo, por ex.

    Concordo com a Anelise, acima. Total desumanização a fase pela qual estamos passando. Vamos sair dessa!

  • marco Antônio silva disse:

    Obrigado por tudo salva a vida desses animais que precisa viver como nós também queremos viver linda atitude

  • MG disse:

    Em nome da Associação Protetora dos Animais de Feira de Santana, quero expressar minha indignação por essa notícia a respeito da existência de um frigorífico para matar os jumentos.
    Espero que o MP não permita essa crueldade em hipótese nenhuma, e determine que o Estado cumpra sua obrigação de tutor dos animais.

  • jane ramos disse:

    Obrigada Promotora , não suportei ler essa noticia , assassinar bichinhos tão dóceis é demais, esses mercenários que plantem batatas.

  • Fátima Silva disse:

    Mas até quando??? E se for regulamentado ???? Tantos fazem para ajudar e outros ,vão na contra mão de direção.quanta pena da de ver a situação de vacas ,bois ,mulas,jumentose tantos outros servirem de pasto para o ser desumano.triste vida desses pobres animais ,nossos irmãos ,por isso não vou em schow de qualquer cantor que tenha Fazenda de gado,pois sei o quanto esses animais sofrem nas mãos dos peoes,esses infelizes só visam o lucro em cima desses pobres animais .

  • Naiade Garcia disse:

    Sou contra a matança dos jegues…dos outros animais tambem…eles ñ nasceram para virarem comida para ninguem.Os humanos desumanos é que criaram essa ideia e os matam para comer.Vi reportagens sobre os jegues que trabalham nas subidas e no barro escorregadio em fazendas de cacau….com homens os empurrando para levarem cestos da fruta muito carregados.Agora estão levando jegues para abater e os pegos onde estão morando os matadouros pagam menos mas pode ser esses que estão cansados de tanto trabalhar.É muito triste que esses infelizes que tanto trabalharam agora vão parar em matadouros.proibam isso .Nem no Brasil e muito menos exportar para os Chineses.Façam Santuarios e os abriguem ,eles merecem depois de tanto sofrimento….ñ se esqueçam que …quem planta colhe…..entenderam?Os cavalos tambem que ñ poderão mais trabalhar em carroças pois ñ adianta retirar das carroças e passar a faca no pescoço…..pensem muito nisso e durmam tranquilos se forem capazes……quem planta colhe….o plantio é livre mas a colheita obrigatória……♥

  • Fabiana disse:

    É o mesmo que cometer um crime hediondo,Jegue são abençoados,era o transporte que Jesus usou naquela época,são amigos ,são companheiros de trabalho,mas o ser desumano só sabe ,destruir e matar filhos do capeta!

  • Ana disse:

    Graças a Deus
    O abate desses animais me pareceu
    Uma monstruosidade
    Com que direito se mata essas doces
    Criaturas como se fossem moscas ?
    O amor pelos animals deve ser ensinado em casa
    Na escola e campanhas de governo deveriam estimular
    Essa consciência nas crianças nos adultos
    Animals tem direito à vida !!!!!

  • JOSÉ GERMANO disse:

    EXISTE A LEI DO ABETE P/ AVIÃO QUE NÃO OBEDEÇER ORDEM :E QUEM VAI DENTRO É UM SER HUMANO : E SE FOSSE UM JÉGUE ELES MATARIAM

  • Deus Carmo disse:

    Tudo é uma questão cultural. Acho que o homem pode e deve comer tudo o que se move. Uma coisa é matar para comer, outra coisa é maltratar e ou matar para se ver livre. Sem necessidade de alimentação nem uma cobra deve ser morta.

  • JOSÉ GERMANO disse:

    JSUS MANDOU O APOSTOLO PEDRO MATAR E COMER QUALQER TIPO DE RÉPTE PARA COMER : E VOÇES SÃO MAIS QUE JESUS ?

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia