S

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro de Oliveira, encerrou neste mês de março a programação de visitas aos perímetros de irrigação atendidos pela 6ª superintendência regional. Desde que tomou posse, no final do ano passado, José Hailton manifestou o interesse de conhecer de perto a realidade dos irrigantes, e desde então, aproveitando compromissos externos, programou visitas a todos os empreendimentos agrícolas sob responsabilidade da Codevasf na região norte da Bahia. Já foram visitados por ele os perímetros de Glória, Curaçá, Maniçoba, Tourão, Pedra Branca, Rodelas, Salitre e mais recentemente o Mandacaru, localizado a 12 Km do centro de Juazeiro.

Na oportunidade da visita, o superintendente foi recebido pelos produtores e integrantes do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação (DIMAND). O gerente do distrito, José Vanderlan Quezado Dias, fez uma apresentação sobre o Perímetro de Irrigação de Mandacaru, implantado pela Superintendência do Vale do São Francisco – SUVALE, no início da década de 70, e posteriormente assumido pela sua sucessora, a Codevasf, no ano de 1975.

Segundo Vanderlan, atualmente a área irrigada total do perímetro é de 640 ha, sendo que 392 ha são destinados a produtores familiares, instalados em 55 lotes agrícolas. Uma área de aproximadamente 50 ha é ocupada pela EMBRAPA para a realização de pesquisas. O setor ocupado por terceiros totaliza 94 ha, e o distrito ainda fornece água para a empresa sucroalcooleira Agrovale, para irrigação de uma área de 154 ha. As principais culturas produzidas no Mandacaru são manga, cebola, melão, banana e cana de açúcar, cultivadas através de sistemas de irrigação por micro aspersão, gotejamento ou por sulco, e conta com 25 km de canais, 30 km de drenos, 17 km de estradas e uma estação de bombeamento.

S

Depois da apresentação do gerente do DIMAND, uma comitiva formada por técnicos da superintendência regional da Codevasf em Juazeiro e produtores, visitou o local onde fica o reservatório principal de armazenamento de água. Na ocasião, José Hailton agradeceu a acolhida e parabenizou os integrantes do Distrito pelo trabalho que estão realizando dentro do Mandacaru. Segundo ele “é um trabalho bem dirigido, com competência, e que tem trazido bons resultados para os produtores”. O gerente do DIMAND, José Vanderlam, considerou importante esse contato, pois aproximou ainda mais o superintendente do Conselho de Administração. Para Vanderlam, “esse encontro foi proveitoso, pois repassamos para o superintendente as nossas expectativas e demos conhecimento da atual situação do perímetro. Embora já tenha entrado em contato várias vezes com ele, agora nós podemos trocar idéias também com os conselheiros, e isso foi bom para todos”.

Ascom Codevasf

Deixo o seu comentário

comentário(s)