Share Button

Foto: Rede Social

O prefeito de Santaluz, Arismário Barbosa Júnior (Avante), escolheu o vereador Arivan Cardoso da Silva, o Vanvan do Mucambinho, do PT, para assumir a Secretaria de Saúde do município. A nomeação foi publicada na tarde desta quinta-feira (1º) em edição do Diário Oficial do Município, algumas horas após a então secretária, Elisângela Pires dos Santos, ser exonerada.

Arismário, que é médico, tem sido criticado até mesmo entre aliados por deixar de lado critérios técnicos para fazer a escolha do novo chefe da pasta da saúde. O entendimento de alguns é que o prefeito comete um erro porque coloca em prática um alinhamento político com o governo estadual justamente no momento em que a pandemia de Covid-19 se agrava no município.

“Esse é o momento para pensar na população, dar mais importância para a saúde das pessoas, ao invés de priorizar uma estratégia de alinhamento com o objetivo de priorizar um partido político. É um erro porque a pandemia ainda está aí, e Santaluz está com uma curva crescente de casos ativos. Levar em conta critérios políticos neste momento crítico só faz aumentar a desconfiança da população em relação à gestão do município no combate ao coronavírus”, disse à reportagem reservadamente um aliado do prefeito.

Prefeito Arismário Barbosa junto com Vanvan do Mucambinho | Foto: Rede Social

A insatisfação da ‘base raiz’ e o protagonismo do PT

O Diário Oficial do Município desta quinta-feira traz ainda a exoneração da secretária de Assistência Social, Joseane Santos Lopes, a Jó do Sindicato, que também filiada ao PT e concorreu à Câmara de Vereadores em 2020 e obteve 469 votos, ficando como primeira suplente. Entretanto, a saída de Jó pode ter acontecido apenas por trâmites burocráticos.

De acordo com fontes ligadas ao prefeito Arismário e ao PT, o também petista Pedro Santos do Carmo, o Pedro do Salão, assumirá a vaga na Câmara, caso Vanvan seja confirmado como o novo secretário de Saúde do município. Pedro ocupa atualmente o cargo de diretor do Fundo Municipal de Educação.

Existe ainda a possibilidade de um arranjo político ainda maior – embora com pouca chance de se concretizar -, em que a vaga na Câmara seria herdada por José Roque Saturnino de Lima, o Roquinho do Rose.

De qualquer maneira, líderes de partidos que integram a chamada ‘base raiz’ do prefeito Arismário não ‘veem com bons olhos’ o protagonismo do PT na gestão.

Insatisfeitos, alguns deles ouvidos pela reportagem se disseram preocupados com a decisão do prefeito e com o uso político que o PT pode fazer com o protagonismo que passa a ter ao comandar pastas estratégicas da gestão municipal.

Vale lembrar que o Partido dos Trabalhadores já comanda a Secretaria de Agricultura e, caso outro nome assuma a vaga deixada por Vanvan na Câmara, poderá continuar chefiando a Secretaria de Assistência Social com o retorno de Jó do Sindicato.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)