WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Acabe com a dengue


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


“Se ouro, nessa quantidade que tem em Santaluz, dá prejuízo, então eu não sei o que nesse Planeta Terra pode dar lucro”, dispara candidato ao governo da Bahia

DA LUZ FOTO TIAGO MELO BAHIA NOTICIAS (9)

Da Luz concedeu entrevista à Santa Luz FM | Foto: Tiago Melo

O candidato ao governo da Bahia pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Rogério Tadeu da Luz, o Da Luz, criticou, em entrevista ao programa Rádio Revista, da Rádio Comunitária Santa Luz FM, a decisão da Yamana Gold, que resolveu suspender temporariamente as atividades do Projeto C1 Santaluz. Em entrevista que foi ao ar na manhã desta quarta-feira (27), Da Luz destacou que Santaluz tem grande potencial para exploração de minério de ouro, o que não o permite entender a situação.

“Aí na região [Santaluz] são 16 gramas de ouro por metro cúbico de terra, sendo que a Serra Pelada tinha apenas 6 gramas por metro cúbico de terra. Então, Santaluz é uma região muito rica”, declarou.

Da Luz discordou da justificativa da Yamana, que informou, através de comunicado oficial, que o Projeto C1 Santa Luz estava apresentando perdas financeiras, e levantou a possibilidade de articulação para a venda do empreendimento. “Na verdade, qualquer empresa de mineração só começa a obter retorno [do investimento] depois de 5 anos. Então, eu não sei qual o tamanho da ‘perna’ da Yamana, eu não sei se é alguma articulação para que tenha um outro proprietário, um outro dono. Por isso que a gente tem que acompanhar de perto o desenrolar [do caso], porque tem alguma coisa estranha. Porque, ouro, se nessa quantidade que tem em Santaluz, dá prejuízo, então eu não sei o que nesse Planeta Terra pode dar lucro […] Precisamos ver se isso não foi uma articulação pelos bastidores”, disparou o candidato, emendando que está acompanhando a situação.

Através de contato por telefone com o Notícias de Santaluz, na manhã desta terça (26), a assessoria de comunicação da Yamana descartou a possibilidade de a empresa estar passando o empreendimento para outra mineradora.

Reunião com o secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração

O secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, informou, nesta quarta-feira, que se reuniu com a empresa antes da suspensão das atividades. “Nós tivemos três reuniões com a empresa para tratar do assunto, acontece que eles dizem estar acumulando prejuízos porque escolheram uma tecnologia inapropriada para a região”, explicou o secretário. Segundo ele, foi firmado um acordo entre o Estado e a Yamana para que o início dos desligamentos aconteça entre 30 e 60 dias. “Nenhum trabalhador foi informado do aviso prévio ainda”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, a empresa disse que está adquirindo novos equipamentos para adequar a produção em Santaluz.

Executivos da Yamana também se reuniram, na tarde desta terça-feira, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Benefício de Ferro, Metais Básicos e Precisos de Serrinha e Região (Sindimina).

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)

9 respostas para ““Se ouro, nessa quantidade que tem em Santaluz, dá prejuízo, então eu não sei o que nesse Planeta Terra pode dar lucro”, dispara candidato ao governo da Bahia”

  • Vagner says:

    Que coisa, em!!!

  • Alex says:

    esse rapaz é um ignorante não sabe o q diz! 16 gramas de ouro por metro cúbicos, no meu conhecimento ouro e medido por tonelada. ou seja grama por tonelada e vendido em onça!

  • Lopes says:

    Vamos para um explicação genérica que pode servir a todas as situações que você tenha. m3 é medida de volume e tonelada (t) é medida de peso (na verdade, massa). Qualquer material existente na natureza tem massa. Mas vc deve querer saber algo referente à areia, cimento, pedra britada, terra, tijolo, etc. Cada um destes materiais tem uma densidade própria, ou seja, o m3 pesa “X” toneladas. Vamos à pedra britada. Um m3 de brita 1 pesa algo como 1,5 t/m3. A areia seca pesa 1,45 t/m3. A areia molhada pesa algo com 1,55 t/m3. Um m3 de ferro pesa algo como 7 toneladas, ou seja tem perto de 7000 kgf/m3 ou 7 t/m3. A água tem densidade 1, ou seja 1000 kgf/m3 ou 1 t/m3. A água do mar pesa um pouco mais, algo como 1.015 t/m3. Então, em síntese, vc não consegue converter m3 em tonelada, se não souber qual a densidade do material, ou seja, se não souber qual o material.

  • CONCORDO COM DA LUZ ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO DE SANTA LUZ, ISSO QUE A YAHMANA GOLD ESTA FAZENDO É MUITO FEIO AS AUTORIDADES NÃO PODE DEIXAR POR ISSO MESMO SIMPLESMENTE DEMITIR EM MASSA E PRONTO, DE MANEIRA ALGUMA É PRECISO MAIS RESPEITO

  • João Paulo says:

    É muita irresponsabilidade de um candidato a Governador do estado fazer tais afirmações: “Aí na região [Santaluz] são 16 gramas de ouro por metro cúbico de terra.”

    Apenas provando por absurdo: Considerando que a densidade da rocha na região mineralizada seja 4 g/t, isso significa dizer que a cada 4 toneladas de rochas movimentadas seria extraídos 16 gramas de outro.

    Se em Santaluz tivesse toda essa quantidade de ouro, aqui seria outra serra pelada e nós não teríamos muitos garimpeiros na pindaíba como atualmente.

    Esse candidato deveria também citar as fontes de pesquisa dele.

    d = m/v (densidade = massa / volume)

  • plante sisal says:

    É melhor plantar sisal, uma tonelada de fibra natural vale hoje mais de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais) somente em SANTALUZ, o sisal melhora a vida de aproximadamente 3.000 mil agricultores.

  • João Paulo says:

    A onça do ouro está valendo em média U$ 1.200 (mil e duzentos dólares). (está oscilando muito ultimamente)

    Podemos transformar todo o território de Santaluz em Plantio de Sisal que não chega nem perto do lucro oriundo da extração de ouro.

    Uma onça equivale a 31.10348 gramas

  • Gente da região que produz sisal, do sisal podemos além da fibra, extraímos a bucha encontrada no bagaço, adubo dos mais fortes naturais e sem custo,nos temos que usar tecnologia para sua extração chega de maquina paraibana veja na internet sei que todos conhece com o nome de motor de sisal Eu Simael Nunes da Cunha, usando meu conhecimento desde a década de 1960, fui para U.F.Ba e com engenheiro mecânico responsável e alguns alunos sobre minha inteira responsabilidade inventei com ajuda deles uma maquina de extrair fibras de sisal que pode no dia produzir de 2400/4000 com 10 operários e um burro. Convém salientar que tenho kroki e pendryve, o custo dessa maquina qua anda dentro do campo oé um pouco do custo de um motor …((((máquina paraibana))))) (comedora de braço que se a palha atingisse um metro ii meio como ona fazenda do finado Lindô…..Pode ser feita em Santaluz o motor custa 1.980,00 em São Paulo estou procurando onde tem Sisal e pessoas que querem um ganho em alta velocidade SIMAEL VIVO 71 99617 1855 OPERADORA TIM 71 99220 5945 Vamos produzir a ideia esta na minha mão vai vustar um pouco mais que um motor de sisal, novo.

    • Importante não: usa faca não precisa de boola com cantoneiras a perigosa NÃO…. bagaceiro NÃO……tropeiroNÃO……sevador e NÃO….. tropeiros.
      A notícias de Santaluz obrigado pelo espaço ………..Meus telefones anotados acima
      Essa máquina é imbatível e demorei 8 anos idealizando
      Essa utilizou um grupo de universitários e gente de conhecimento Esse projeto é único fazer hoje e modificar tem custo e não tem ESPERIENCIA.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia