Share Button

Por g1 BA

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor da dengue| Foto: Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação

O Governo da Bahia anunciou, na sexta-feira (16), um plano de ação para enfrentamento da dengue com intensificação de atendimentos e capacitação de equipes. Entre 31 de dezembro do ano passado e quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde (Sesab) notificou 6,3 mil casos prováveis de dengue em todo estado.

Na sexta-feira, o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e corpo técnico da Sesab, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para discutir estratégias emergenciais no combate à doença.

Os municípios baianos com maior incidência de dengue são Jacaraci e Piripá. O estado está com 13 municípios em epidemia. É o que aponta o levantamento feito no Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan), divulgado pela Sesab.

Na quinta-feira (15), a secretaria confirmou duas mortes por dengue no estado. Ambas aconteceram em cidades do sudoeste do estado e entre as vítimas está uma criança de 5 anos.

👉 Uma das principais medidas discutidas foi a intensificação do atendimento da Sesab aos municípios em situação de epidemia, risco e alerta da dengue, e orientação à população quanto à prevenção e atenção aos sintomas da doença.

👉 As equipes da Sesab irão realizar visitas regulares às equipes de vigilância em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Públicos de Pequeno Porte (HPP), para promover a capacitação das equipes estaduais e municipais por meio do programa Telesaúde.

Veja abaixo mais medidas:

– vacinação com a chegada de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde;

– aplicação do carro fumacê;

– cuidados com habitações que estão isoladas ou esvaziadas.

O órgão também está equipado com drones para realizar o mapeamento e identificação de possíveis focos de reprodução do mosquito. A secretaria vai, ainda, ordenar a realização de mutirões de limpeza em áreas consideradas críticas a fim de eliminar recipientes que possam acumular água parada.

No sábado (17), a Sesab deu continuidade às estratégias de atuação no enfrentamento à dengue, reunindo os prefeitos de 39 municípios baianos que se encontram em situação de epidemia, risco e alerta.

Com a agenda, órgãos governamentais e municipais alinharão esforços e fortalecerão a cooperação na luta contra a dengue, protegendo a saúde da população e contendo a propagação da doença.

Sintomas

O aparecimento de manchas vermelhas na pele é um sintoma associado à febre hemorrágica da dengue | Foto: Getty Images/BBC

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores. Os principais sintomas são:

– Dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;

– Vômitos persistentes;

– Acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);

– Hipotensão postural e/ou lipotímia;

– Letargia e/ou irritabilidade;

– Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm;

– Sangramento de mucosa;

– Aumento progressivo do hematócrito.

Municípios em situação de epidemia

Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista.

Municípios em situação de risco

Barra do Mendes, Piritiba, Serrolândia, Lajedão, Chorrochó, Jaborandi, Caturama, Macaúbas, Tanque Novo, Cordeiros, Manoel Vitorino e Cafarnaum.

Municípios em situação de alerta

Mairi, Nova Viçosa, Adustina e Carinhanha.

Deixo o seu comentário

comentário(s)