Comércio de Santaluz amanhece de portas fechadas nesta segunda para tentar frear Covid-19; situação contrasta com aglomerações registradas em áreas de lazer no fim de semana
Santaluz amanheceu nesta segunda-feira (22) com as portas do comércio fechadas. A exceção são as atividades relacionadas à saúde, a exemplo de farmácias, e ao enfrentamento da pandemia, além de padarias e postos de combustíveis.
O lockdown oficializado em um decreto municipal começou a valer no sábado (20) e segue até às 5h da próxima quinta-feira (25). Até lá, os estabelecimentos essenciais e não essenciais podem funcionar somente no sistema de delivery.
O fechamento do comércio foi determinado para tentar frear a disseminação do novo coronavírus, devido ao número de casos ativos na cidade. Porém, em contraste com a implementação das medidas restritivas mais rígidas às atividades comerciais, pontos de aglomeração – que aumentam as chances de contágio – foram registrados em áreas de lazer no fim de semana.
No sábado, a Guarda Civil Municipal dispersou cerca de 30 pessoas flagradas na barragem conhecida como Riacho da Cruz. Já no domingo, cerca de 70 pessoas – inclusive crianças e adolescentes – flagradas se aglomerando na localidade conhecida como ‘Pedra das Mulheres’ foram orientadas pelos guardas a retornarem para casa (lembrar).
Ainda no domingo, por meio de vídeos gravados por celular e postados nas redes sociais, algumas pessoas foram vistas se aglomerando durante uma confusão no bairro Morro dos Lopes, onde duas mulheres se agrediram após um desentendimento.
Os dados mais atualizados, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde no sábado, mostram 209 casos ativos de Covid-19 em Santaluz. Desde o começo da pandemia, já foram confirmadas 2.202 contaminações, 1.962 curas clínicas e 31 mortes por complicações da doença na cidade.
Notícias de Santaluz