Vacina anticoncepcional para homens pode ser uma realidade a partir de 2023
O primeiro contraceptivo masculino em forma de vacina poderá ser uma realidade daqui a 12 meses. Desenvolvido por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia, o anticoncepcional Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), tem efeitos que podem durar por até dez anos. As informaçõe são do jornal O Globo.
De acordo com a equipe de pesquisadores, a injeção completou seus testes finais e foi considerada melhor que a vasectomia, por ser menos dolorosa e também reversível.
O fármaco é um gel que danifica as caudas dos espermatozóides e impedem que as gametas fertilizem um óvulo. O procedimento leva apenas alguns minutos e pode ser revertido a qualquer momento com uma injeção de água e bicarbonato de sódio.
Um teste apontou que 97% dos 300 voluntários que participaram do estudo obtiveram uma eficácia quando receberam o imunizante. Os efeitos contraceptivos foram observados em até 6 meses.
A aplicação é feita diretamente no testículo do paciente, nos canais por onde os espermatozóides passam. Uma anestesia é feita no escroto antes das duas aplicações da vacina anticoncepcional. Apesar do inchaço temporal e de uma pequena dor na região, nenhum efeito colateral adverso foi observado.
Antes do teste em humanos, o Risug foi aplicado em coelhos, ratos e macacos, mostrando que o produto tinha um efeito semelhante no esperma destes animais.
Nos EUA, outro contraceptivo masculino, o Vasalgel, que funciona de forma semelhante, está em desenvolvimento.