“A mentira continuará a ser duramente combatida”, diz Cármen Lúcia ao tomar posse como presidente do TSE
A ministra Cármen Lúcia tomou posse na segunda-feira (3) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sucedendo o ministro Alexandre de Moraes, que ocupou o cargo por um ano e nove meses.
Em seu discurso, a ministra destacou a importância do combate às fake news, especialmente durante os períodos eleitorais. Criticando a propagação de informações falsas nas redes sociais, Cármen Lúcia enfatizou a necessidade de promover a informação séria.
“Contra o vírus da mentira, há o remédio eficaz da informação séria”, afirmou a nova presidente do TSE. “A mentira continuará a ser duramente combatida. O ilícito será investigado e, se provado, será punido na forma da legislação vigente. O medo não tem assento em alguma casa de Justiça”.
Esta não é a primeira vez que Cármen Lúcia compõe o TSE. Entre 2008 e 2013, ela ocupou o cargo de vice-presidente e, em 2012, tornou-se a primeira mulher a presidir o tribunal, durante as eleições municipais. Em 2020, a ministra retornou à Corte Eleitoral e, em 2023, assumiu o cargo de vice-presidente, trabalhando ao lado de Alexandre de Moraes.
Notícias de Santaluz