Grupo de Santaluz participa de audiência pública pela criação da UFNB, na Assembleia Legislativa da Bahia
Prefeitos, vereadores, estudantes, professores, representantes de movimentos sociais e lideranças estudantis dos Territórios de Identidade Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte/Agreste de Alagoinhas participaram, na manhã desta sexta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), de audiência pública e um seminário para discutir a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). O objetivo foi apresentar o projeto e solicitar o apoio de parlamentares e do governo do Estado, para que a proposta de criação da universidade seja encaminhada ao governo federal. Ao todo, já foram realizadas 26 audiências públicas em diversos municípios. Além dos deputados, o evento contou com a presença ainda de representantes do movimento Pró-UFNB, do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Educação, de organizações sociais, e de autoridades políticas estaduais.
Os estudantes dos mais de 70 municípios que compõem os territórios envolvidos na luta foram representados na mesa de debates pela luzense Rebeca Santos, que destacou a necessidade da implantação da universidade. “A ideia da UFNB surgiu da necessidade de ensino superior na nossa região e representa a esperança de um futuro melhor. Representa esperança porque eu tenho o sonho de entrar na universidade, fazer um curso de alto valor na sociedade e poder orgulhar meu pai disso”, disse a estudante, que foi à Salvador junto com um grupo de Santaluz, que esteve na capital baiana acompanhado do prefeito Zenon Nunes Filho (PSD), da primeira-dama Poliana Lima, e do vice-prefeito Roudillys Rios (PSD).
“Estou bastante feliz por mais esse passo dado em prol da criação da UFNB, que depois de ser implantada, beneficiará jovens de Santaluz em busca de ensino superior gratuito. Todo o esforço que esse grupo tem feito para que esse sonho se torne realidade, é motivo de muito orgulho para todos nós luzenses. Estes jovens estão ampliando os horizontes do conhecimento, além de nos ajudar a dar um passo importante no desenvolvimento do nosso município”, declarou Zenonzinho.
Na quinta-feira (8), ainda em Salvador, Zenonzinho participou de uma reunião com prefeitos dos municípios interessados na implantação da UFNB.
Redação Notícias de Santaluz
Zenonzinho vai fazer historia em santaluz!
O povo no Brasil precisa saber como exigir, seus direitos, para alguns, acham certo quebrar, outros arrombar lojas e isso no é correto.
Certo, sim servir 70 municípios com uma Univercidade de qualidade onde proficionais seja preparados, e para la passem no vestibular onde é muito concorrido em todas as áreas .Para todos Parabéns.
Meus filhos fizeram univercidade federal.
Um abraço Simael.