RIACHÃO DE JACUÍPE: AMBULÂNCIAS DO SAMU ESTÃO ABANDONADAS EM ALMOXARIFADO
Sem uso desde quando chegaram ao município, em novembro de 2012, as ambulâncias do SAMU, que deveriam estar sendo utilizadas nos casos de urgência e emergência, salvando vidas, encontram-se abandonadas no pátio do almoxarifado da prefeitura de Riachão do Jacuípe, sendo degradadas pela ação do tempo e para que ninguém veja nada da pista, são colocados maquinas e carros velhos e em uso na frente das ambulâncias. Conforme o vereador Sérgio Roberto – Celinho (PHS) há comentários na cidade, que os veículos deverão ser devolvidos ao Ministério da Saúde, por conta da sua não utilização. O assunto já foi pauta de discussão em várias sessões da Câmara.
O vereador ressaltou que recentemente, o presidente da Casa da Cidadania, Marquinhos (PP), convocou o enfermeiro Julio Leão, coordenador do SAMU no município, para que ele explicasse o motivo do não funcionamento das ambulâncias e a justificativa é que os municípios consorciados: Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Ichu e Candeal, não aceitam contribuir para com a base da unidade em Riachão do Jacuípe e por conta desse impasse a prefeitura de Riachão irá solicitar ao Ministério Público uma ação obrigando aos municípios consorciados a firmar um termo de compromisso, comprometendo-se a contribuir para o funcionamento do sistema na região. Ao aderir ao consórcio, o município é obrigado a desembolsar mensalmente cerca de R$ 8 mil, para manter a UPA, o que os gestores não concordam, conforme relatou um prefeito ao site IG.
“Enquanto a saúde é um caos e continua de mal a pior, depois do recente São João, realizado no mês de junho no município, festa que custou aos cofres da prefeitura de Riachão do Jacuípe, R$ 1,3 milhão, já estão falando dos festejos juninos de 2014. Gasta-se tanto com festa no município, por que não investir na maior carência que é a saúde para o cidadão jacuipense? Esse tem sido também, o nosso grande questionamento na Câmara, junto ao Poder Executivo”, diz Celinho. (IG)