Share Button

Foto: Divulgação

Equipes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santaluz realizaram, na terça-feira (15), uma ação para inclusão de agricultores no Programa de Inclusão Socioprodutiva, no Garantia-Safra e no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Estagiários do curso técnico em Zootecnia do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Campo Paulo Freire também participaram da ação, que aconteceu na sede da Associação dos Moradores do Povoado Miranda.

Ao todo, 66 agricultores residentes no Miranda, no assentamento Bela Vista, nos povoados Areal, Campo Grande, Rejeito, Lajinha, Roça de Dentro, Serra Branca e na comunidade Vila Glória Carneiro fizeram a atualização do cadastro.

Foto: Divulgação

A inscrição no CAF substituiu a DAP -Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)- para fins de acesso a todas as políticas públicas que tinham o documento como requisito, como os programas de Inclusão Socioprodutiva, de Aquisição de Alimentos (PAA), o Pnae, o Garantia Safra e a Aposentaria Rural, dentre outras.

“A DAP, que foi substituída pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), é um documento que tem muita importância na vida do agricultor e da agricultora, e por essas ações são fundamentais para realizar a inscrição do maior número de agricultores o quanto antes, para continuar garantindo que todos tenham acesso às políticas públicas, aos programas e projetos direcionados ao homem e a mulher do campo”, afirmou o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santaluz, José Hamilton da Silva, que acompanhou a atividade desta terça-feira junto com o presidente da Associação do Miranda, Roberto Matos.

O cadastro segue durante a semana, com ações realizadas no povoado Serra Branca, nesta quarta-feira (16), e no povoado Lagoa Escura, na quinta (17). A inscrição também pode ser feita na sede do sindicato, localizada no entorno do Largo do Tanque Grande, até sexta-feira (18).

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)