Share Button

Por g1 BA

Alex foi aluno de redação da própria mãe, Ana Paula Novaes, durante o ensino médio | Foto: Arquivo pessoal

Filho de uma mãe solo e professora de redação, Alex Novaes Maciel, de 20 anos, foi um dos quatro baianos que alcançaram a nota máxima na redação do Enem 2023. Morador de Poções, o penúltimo de uma família com cinco filhos pretende cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

“Fiquei muito feliz e realizado com a nota. Por mais que estivesse confiante, ficava aquela insegurança”, contou Alex.

A preparação para a redação do Enem começou na 1ª série do ensino médio, em 2018, cursado no Instituto Educacional Cecília Meireles, em Poções. Lá, ele foi aluno da própria mãe e depois passou a ajudá-la na banca particular, feita fora da unidade de ensino para complementar a renda da família.

Após sair do colégio em 2020, ele passou a estudar sozinho em casa. Com muito treino, leitura e revisões, o jovem intuía que tinha ido bem na redação do Enem de 2023, mas não sabia que seria avaliado com mil. Ao voltar para casa após o exame, ele mostrou o rascunho do texto, que fica no caderno de prova, para a mãe “dar uma olhada”.

“Eu li o rascunho e achei muito bom, sabia que seria mais que 900. Mas a gente sempre fica na dúvida do mil”, contou Ana Paula Novaes, mãe de Alex.

A comprovação chegou na terça-feira (16), enquanto o jovem, a mãe e os quatro irmãos faziam algumas atividades em casa. Alex contou que recarregou diversas vezes o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde o resultado da prova é divulgado, até que deu de cara com a nota máxima, alcançada apenas por 60 pessoas em todo o Brasil.

“Quando saiu o resultado, eu não tive outra reação a não ser parar tudo que estava fazendo e chorar. Sei que a família deu apoio, mas o mérito é todo de Alex, porque ele se esforçou e abdicou muitas coisas para conseguir essa nota”, afirmou Ana Paula.

Além da redação, o jovem foi bem nas outras provas do exame, o que aumenta a expectativa para o ingresso no curso de medicina. A partir de segunda-feira (22), a nota pode ser lançada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde os estudantes se inscrevem nas universidades através das notas de corte.

Leituras, treinos e estratégia

Alex acredita que leituras e estratégia de tempo foram fundamentais para a nota máxima na redação do Enem | Foto: Arquivo pessoal

Após dois anos como treineiro e três tentativas “para valer”, Alex mudou as estratégias para 2023. Apesar te tirar notas boas na redação, ele sentia que “faltava algo” no texto.

“Foquei na autoria do texto, porque o corretor percebe quando está engessado. Também passei a ler as notícias todos os dias para saber o que estava acontecendo no mundo e ler mais livros”, contou.

Segundo o jovem, as leituras não eram focadas na busca por frases ou temas para serem usados no texto do Enem, mas sim para construir repertório. No dia da redação, ele citou autoras renomadas, como Simone de Beauvoir e Chimamanda Ngozi.

Além disso, um fator essencial para o bom desempenho do jovem foi a criação de uma estratégia de tempo. Com 90 questões por dia, os alunos precisam lidar com o desafio de conseguir responder a prova e fazer a redação a tempo. Na correria, muita gente deixa a desejar na revisão da prova.

Neste ano, ele fez todas as questões objetivas, a redação e ainda sobrou 25 minutos para corrigir possíveis erros, que poderiam atrapalhar na nota mil.

Deixo o seu comentário

comentário(s)