Share Button

Por Bahia Notícias

Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quinta-feira (8) a realização da fase 3 de testes no Brasil com a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela biofarmacêutica Medicago R&D Inc, do Canadá, e pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK). O ensaio clínico envolverá 3,5 mil voluntários a partir de 18 anos.

Segundo o órgão regulador, os participantes receberão uma dose única da vacina ou um placebo (substância inativa), para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória (randomizada), e será do tipo “cego para observador”, quando os voluntários ou os pesquisadores não sabem quais pessoas receberam qual substância.

A data de início dos testes não informada. A vacina da Medicago/GSK é administrada em duas doses com 21 dias de intervalo.

Além do Brasil, a fase 3 da vacina também será testada no Canadá, Estados Unidos, América Latina, Reino Unido e Europa. O estudo deverá envolver ao todo 30 mil voluntários.