Share Button

Por g1 BA

Aposentado Luiz Fernando Andrade completa 80 anos nesta quinta-feira (29) | Foto: Arquivo pessoal

Já imaginou fazer aniversário apenas de quatro em quatro anos? Para o aposentado baiano Luiz Fernando Andrade, os nascidos no dia 29 de fevereiro ficam mais velhos apenas nestas datas.

Ele completa 80 anos nesta quinta-feira (29) e aproveitou para brincar sobre o fato de só fazer aniversário em anos bissextos.

“Este ano não estou só completando 80 anos de vida, hoje é o meu 20° aniversário”, disse.

Pai de duas filhas e divorciado, o aposentado se divide entre o município de Alagoinhas, a cerca de 120 km de Salvador, e o distrito de Barra do Itariri, no município de Conde, localizado no litoral norte do estado. Lá ele costuma pescar e curtir o encontro do rio com o mar.

Em entrevista ao g1, Luiz Fernando disse que vai celebrar os 80 anos de vida com um “festão” para familiares e amigos na residência dele, na Barra do Itariri.

O cardápio da festa, que terá cerca de 100 convidados, vai contar com feijoada e churrasco. A celebração será nesta quinta-feira.

“Gastei até o cabelo da cabeça para fazer esse aniversário”, brincou.

A servidora pública Vanessa Andrade, filha mais nova de Luiz Fernando, disse estar muito feliz em celebrar a data especial com o pai, e lamentou só poder festejar de quatro em quatro anos.

“Infelizmente nós só podemos comemorar essa data com ele nos anos em que temos o dia 29 de fevereiro no calendário, mas este ano é especial por ser 80 anos. Temos que aproveitar para celebrar mais um ano ao lado dele”, disse Vanessa.

Para a bancária Mayara Andrade, a outra filha de Luiz Fernando, além de mais um ano de vida do pai, essa comemoração de aniversário celebra a superação de obstáculos e adversidades.

“Unir esse dia com a oportunidade de celebrar 8 décadas de vida é sensacional, ainda mais depois dos últimos tempos que passamos com a pandemia [da Covid-19] e incidência de enfermidades que não deram oportunidade a muitos outros de ter a mesma chance de aniversariar”, disse a bancária.

Luiz Fernando contou que muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir a data do seu nascimento. Além disso, ele sempre é questionado sobre a data em que celebra a chegada de mais um ano de vida.

Quem nasce no dia 29 de fevereiro, fora do ano bissexto costuma comemorar o aniversário no dia 28 de fevereiro. Mas esse não é o caso do aposentado. Ele disse que quando recebe felicitações em anos que não são bissextos não aceita os parabéns porque é um “aniversário mentiroso”.

Ele reforça ainda que jamais comemorou a idade nova fora do dia 29 de fevereiro.

“Muitos comentam que eu sou feliz por não ter que fazer festa todo ano, mas que em compensação tenho que dar presente anualmente aos outros”, brincou.

Depois de trabalhar por 40 anos como contador em empresas do ramo cervejeiro, Luiz Fernando se aposentou nos anos 2000. Agora, ele aproveita a aposentadoria e faz caminhadas diariamente, além de jogar baralho e dominó com os amigos.

“O meu trabalho hoje em dia é não fazer nada de segunda a sexta-feira e ainda folgar sábados e domingos”, concluiu em tom de brincadeira.

Deixo o seu comentário

comentário(s)