Share Button

Por g1

Imagem ilustrativa | Foto: Isaac Amorim/Ministtério da Justiça

O Brasil registrou queda de 4% nos assassinatos em 2023 na comparação com o ano anterior, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em 2023, foram 40.464 homicídios dolosos (com intenção de matar), feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguida de morte, ante 42.190 em 2022.

Os dados não incluem as mortes decorrentes de violência policial – essas caíram 2,3%, de 6.445 para 6.296, segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, que divulgou o levantamento no domingo (28), dias antes de deixar a pasta para assumir a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o ministro, o número de mortes violentas em 2023 (excluídas as cometidas por policiais) é o menor desde 2010.

“Tivemos a menor taxa de assassinatos no Brasil em 14 anos. Número ainda muito alto, não há dúvida. Mas este número [representa] cerca de 2 mil vidas que foram salvas em relação a 2022. Nós podemos afirmar que as políticas têm produzido resultados. Não são ainda os resultados que a sociedade merece, mas são resultados que mostram o caminho”, disse Dino, em entrevista à GloboNews na terça-feira (30).

Mortes estão em queda desde 2018, aponta Monitor da Violência

Em agosto, o Monitor da Violência mostrou que, nos primeiros seis meses de 2023, as mortes violentas haviam caído 3,4%. Os dados para o ano completo ainda não foram divulgados.

O índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, aponta que as mortes violentas estão em tendência de queda desde 2018.

Parceiros do g1 no projeto, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos da Violência da USP ressaltam, entretanto, que os crimes contra a vida continuam em um patamar alto no Brasil, e que há diferenças regionais: no primeiro semestre de 2023, houve alta nas mortes no Sudeste (o Ministério da Justiça ainda não divulgou os dados por estado).

Deixo o seu comentário

comentário(s)