Com informações da Agência Brasil
Trânsito-motos

Foto: Divulgação

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) pagou, no primeiro semestre deste ano, 340.539 indenizações. Esse número é 14% maior se comparado ao mesmo período do ano passado. Do total, mais de 250 mil indenizações foram por invalidez permanente, de acordo com a Seguradora Líder-Dpvat, administradora do seguro no país. Os dados foram divulgados no dia 25 de agosto.

A Região Nordeste é a campeã no número de indenizações (113.996). Dentre os motivos para acionamento do seguro estão: garantias por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares. A região tem a terceira maior frota do país. Já o Sudeste, que tem o maior número de veículos do Brasil, ficou em segundo lugar, com 89.466 indenizações pagas no primeiro semestre.

Na visão do diretor-presidente da Seguradora Líder-Dpvat, Ricardo Xavier, o crescimento do número de indenizações indica que o brasileiro está conhecendo melhor seus direitos e fazendo os pedidos de seguro Dpvat. Porém, apesar da redução das mortes, o trânsito brasileiro ainda requer muita atenção dos órgãos públicos e privados. “Um ponto que deve servir de observação e política pública é o real aumento de acidentes de trânsito no país, principalmente os que envolvem motocicletas”, disse.

Tipos de acidente

Apesar de corresponderem a apenas 27% da frota nacional de veículos, os acidentes com motocicleta são a maioria dos casos. Eles representam 75% (256.387) de todas as indenizações pagas. Já os automóveis foram responsáveis por 23% dos benefícios pagos (67.906).

Deixo o seu comentário

comentário(s)