Share Button

Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira (23) que decidiu interromper os estudos da Butanvac, uma candidata a vacina contra a Covid-19, porque os resultados dos testes não atingiram o esperado. Essa decisão foi tomada após a fase 2 do ensaio clínico, que envolveu 400 voluntários. O objetivo dessa etapa dos estudos era verificar se a vacina conseguia produzir a quantidade de anticorpos necessária para proteger contra a doença.

Segundo o instituto, metade dos voluntários recebeu a Butanvac, enquanto a outra metade recebeu uma vacina já aprovada e disponível à população. Depois de 28 dias, os exames mostraram que a quantidade de anticorpos nas pessoas que tomaram a Butanvac foi inferior à daquelas que tomaram a vacina que já está em uso.

O Butantan já tinha combinado com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que a Butanvac precisava, no mínimo, ter um desempenho tão bom quanto o das vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Como esse requisito não foi cumprido, o instituto decidiu suspender o desenvolvimento da vacina.

Segundo o diretor do Butantan, Esper Kallás, o estudo foi realizado com seriedade e os resultados foram respeitados. “O ensaio clínico cumpriu o seu papel. No Butantan, temos respeito absoluto pelo processo e pelos resultados científicos. Por isso, a população pode acreditar na gente”, afirmou.

Ele destacou que as decisões são baseadas nos estudos. “Quando dizemos que uma vacina é boa, é porque os estudos demonstraram isso. Nesse caso, o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada. Por isso, interrompemos o seu desenvolvimento e seguimos no desenvolvimento de rotas mais promissoras”, explicou o diretor.

“Nosso compromisso é com a ciência e a saúde da população”, concluiu Kallás.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)