Câmara aprova Plano Municipal de Educação de Santaluz
Os vereadores de Santaluz aprovaram, por unanimidade, em sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira (22), o Plano Municipal de Educação, que traz diretrizes sobre a educação no município para serem atingidas nos próximos dez anos. O projeto, que trata da adequação das políticas públicas do município ao Plano Nacional de Educação (PNE) foi elaborado pelo Executivo em parceria com a Comissão Municipal de Educação, que é formada por representantes de vários segmentos da sociedade civil, e possui vinte metas que visam garantir avanços na área. Membros da comissão de elaboração do plano, gestores de educação, diretores das escolas, professores, pais de alunos e membros da comunidade em geral lotaram o plenário para acompanhar a votação do texto, que agora segue para a sanção do prefeito Zenon Nunes Filho (PSD).
Para o diretor da APLB de Santaluz, Clenildo Peixinho, o debate foi amplo e contou com a participação do poder público e da sociedade. “Durante o período de elaboração do plano, ocorreram diversos encontros com a assessoria jurídica promovidos em parceria com a secretaria municipal de educação e, inclusive foram feitas audiências públicas para que a sociedade também fosse ouvida. O plano representa uma grande conquista para os educadores e garante melhorias importantes como a meta que institui eleição democrática para diretores das escolas, que deverá ser cumprida até junho do ano que vem. Além disso, acompanharemos o cumprimento das demais propostas através de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas” afirmou Clenildo, que é membro da comissão que elaborou o plano.
A secretária de educação Rosimar Sena destaca que o plano prevê inúmeras melhorias para a educação municipal. “Festejamos a aprovação do plano, pois se trata de uma medida que busca dar garantias aos educadores e proporcionar avanços na qualificação dos diferentes níveis de ensino em nosso município, que passará a nortear as políticas públicas de educação em consonância com as diretrizes dos governos federal e estadual. O poder executivo foi parceiro na execução do plano e deu o máximo apoio à comissão que coordenou a elaboração do projeto de lei. Em parceria com os membros desta comissão, fizemos o diagnóstico da realidade local e promovemos a discussão pública. Agora, vamos trabalhar para que os objetivos de melhoria da qualidade da educação propostos pelo plano sejam cumpridos e que o projeto tenha uma resposta efetiva”, salientou.
Redação Notícias de Santaluz