Candidatos são multados por infrações durante evento em Santaluz; defesa diz que ‘acusações políticas’ buscam confundir o eleitor
A Justiça Eleitoral multou três candidatos por infrações cometidas durante um evento de campanha no distrito Pereira, em Santaluz. A decisão foi do juiz Joel Firmino do Nascimento Junior, que responsabilizou Arismário Barbosa Júnior, candidato a prefeito, Joelcio Martins da Silva Filho, candidato a vice-prefeito, e Higor dos Santos Lima, candidato a vereador, por irregularidades ocorridas na inauguração de um comitê em 25 de agosto deste ano.
Segundo a denúncia feita pelo Partido Liberal, que apoia o candidato a prefeito Paulo Viana Cunha, o evento contou com motos usando escapamentos adulterados, prática proibida pela Portaria ZE-145 nº 9/2024. Além disso, o evento durou mais de duas horas e não contou com a presença da Polícia Militar, o que foi considerado um agravante.
Os candidatos, em sua defesa, afirmaram que o comitê não era exclusivo de Higor, mas da coligação como um todo. Também disseram que os vídeos apresentados no processo não comprovavam o uso de escapamentos adulterados e que não havia provas que ligassem eles diretamente às infrações.
Mesmo com o Ministério Público Eleitoral recomendando o arquivamento do caso por falta de evidências para caracterizar irregularidades eleitorais, o juiz decidiu que as provas, incluindo vídeos e postagens nas redes sociais dos próprios candidatos, mostravam que houve uma violação das regras eleitorais e que os candidatos participaram ativamente do evento.
Além da multa de R$ 5 mil para cada um, o juiz determinou que o caso fosse enviado à Polícia Civil para investigar possíveis crimes de poluição sonora e perturbação do sossego público. A decisão cabe recurso.
Leia abaixo a íntegra da nota da campanha dos candidatos:
Em nome da verdade e da justiça, a campanha de Dr. Arismário Barbosa, Joelcio Martins Filho e Higor dos Santos Lima vem a público esclarecer os fatos envolvendo a decisão da Justiça Eleitoral referente ao evento de inauguração de um comitê no distrito de Pereira, Santaluz, em 25 de agosto.
Reafirmamos nosso compromisso com a legalidade e a democracia, que sempre guiaram nossa trajetória. As acusações sobre o uso de motos sem escapamento não vinculam nossos candidatos diretamente a qualquer irregularidade, nem mesmo à própria acusação. Vale ressaltar que o próprio Ministério Público Eleitoral recomendou o arquivamento do caso por falta de evidências que comprovem infrações eleitorais.
Acusações políticas que tentam desviar o foco das propostas e dos projetos para Santaluz são meras tentativas de confundir o eleitor.
Apesar disso, respeitamos e acreditamos em nosso judiciário e nas decisões proferidas. Seguiremos confiantes, levando nossa mensagem de esperança e progresso para cada cidadão de Santaluz. Pedimos que a população não se deixe enganar por manobras políticas e mantenha o foco no que realmente importa: o futuro da nossa cidade.
Nosso compromisso é claro: continuar trabalhando por uma Santaluz mais próspera, justa e acolhedora. E Juntos, construiremos uma cidade ainda melhor. A verdade prevalecerá tanto nas urnas quanto na justiça.
Notícias de Santaluz