Share Button

Assembleia da Bahia aprova audiências sobre concessões da FCA e da Coelba | Fotos: VLI e Neoenergia

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (5) a realização de duas audiências públicas para discutir concessões de serviços essenciais no estado.

A primeira audiência proposta foi do deputado Radiovaldo Costa (PT), que solicitou o debate sobre a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Alagoinhas. A FCA, operada pela VLI Multimodal, faz parte da antiga malha da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) e é administrada pela mesma empresa há quase 30 anos.

Radiovaldo destacou que a situação da ferrovia preocupa os trabalhadores do setor, devido ao estado de sucateamento da infraestrutura. Segundo ele, o objetivo da audiência é reunir trabalhadores ferroviários, representantes da sociedade civil e lideranças políticas para discutir o modelo da concessão e os investimentos necessários. “Queremos entender como será esse novo modelo, quais investimentos estão previstos e qual será a capacidade de geração de empregos”, afirmou o deputado.

A segunda audiência foi marcada para o próximo dia 19 de novembro e abordará o contrato de concessão da Coelba, empresa responsável pela distribuição de energia no estado. O deputado Robinson Almeida (PT), que também preside a Comissão de Constituição e Justiça, defendeu que o contrato, em fase de consulta pública pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) até o dia 2 de dezembro, precisa de uma revisão para melhorar o serviço. Segundo Robinson, uma nova concorrência internacional poderia ser uma alternativa mais eficiente para a concessão.

“Mesmo com faturamento bilionário nesses 27 anos de privatização, a Coelba ainda não resolveu problemas de oferta de energia que afetam a indústria, o comércio e os consumidores finais. Todos se queixam que a empresa não atende às necessidades da Bahia”, criticou.

O deputado Raimundinho da JR (PL) endossou as críticas à Coelba, lembrando que a concessionária lidera as reclamações no Procon da Bahia. Ele apontou que a falta de energia afeta principalmente os moradores da zona rural. A reunião contou ainda com a presença dos deputados Bobô (PC do B) e Penalva (PDT), que apoiaram a realização das audiências e destacaram a importância do debate sobre esses serviços para os baianos.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)