Conferência Municipal da Juventude é realizada em Santaluz
A Prefeitura de Santaluz, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, em parceria com o Coletivo Municipal de Jovens de Santaluz (CMJS), realizou, nesta terça-feira (2), a 1ª Conferência Municipal da Juventude. O evento aconteceu no Auditório Lindaura Carneiro de Araújo. Com o tema da etapa nacional “As várias formas de mudar o Brasil”, a conferência municipal teve como objetivo discutir e promover propostas de políticas públicas para juventude no município, a exemplo do Plano Municipal de Juventude. A programação contou com apresentações culturais, palestras, debates e apresentação de propostas.
“A conferência municipal é um momento de proposição e discussão de políticas públicas voltadas para o jovem, além do levantamento de ideias para elaboração do Plano Municipal de Juventude, que vai traçar estratégias para serem cumpridas nos próximos dez anos. A juventude não quer ser o futuro. Nós somos o presente”, afirmou o coordenador-geral do Coletivo Municipal de Jovens de Santaluz, Henrique Nascimento.
Após a abertura oficial, os presentes assistiram à palestra com o conferencista Alex Lima Vasques, pesquisador do Programa Direito e Relações Raciais; formando no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com militância no movimento negro, de hip hop e cultura, na Associação Baiana Estudantil Secundarista e na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Durante a conferência, os jovens foram divididos em grupos para discutir eixos temáticos que incluem educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, participação social e política, cultura, comunicação, liberdade de expressão, diversidade e igualdade, entre outros. Os debates foram mediados por Givaldo Souza, que é pedagogo, presidente da Rádio Comunitária Santa Luz FM, diretor-secretário de juventude da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia – UNICAFES Bahia e coordenador do programa de juventude do Movimento de Organização Comunitária – MOC.
O prefeito de Santaluz, Zenon Nunes Filho (PSD), esteve presente acompanhado das secretárias Aline Cunha, de Cultura, Esporte e Juventude, e Rosimar Sena, de Educação, e dos vereadores Miraldo Sena (PDT) e Branco (PP). “A conferência é uma oportunidade de discutirmos metas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a juventude luzense, ouvindo deles [jovens] propostas para que tenhamos uma cidade cada vez melhor. Dialogar e trabalhar conjuntamente com os jovens tem sido uma das prioridades da nossa gestão desde o início, e vamos continuar nessa direção”, afirmou o prefeito Zenonzinho.
Ao final das atividades, quatro delegados – e seus suplentes – foram eleitos para representar a cidade na Conferência Territorial. Eles levarão temas levantados ao longo da conferência municipal para o debate. Após o encontro regional, será realizada a Conferência Estadual e, por fim, a 3ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, com os temas levantados em cada estado junto às propostas enviadas por jovens de todo o Brasil, com o objetivo de construir o Plano Nacional de Juventude.
Redação Notícias de Santaluz