Share Button

Teste rápido é considerado uma estratégia importante no controle da pandemia | Foto: Freepik

Seis novos casos positivos de Covid-19 e duas curas clínicas foram registrados neste sábado (10) em Santaluz, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade contabiliza agora 2.378 casos e 2.232 curas. Com a atualização, o total de casos ativos da doença passou para 114.

É possível ver que o número de testes rápidos realizados em Santaluz sofreu uma redução brusca nos últimos dias. Para se ter uma ideia da baixa testagem, foram feitos somente 2 testes rápidos neste sábado. No dia anterior, apenas 6 pessoas foram submetidas ao teste.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, 170 testes rápidos foram realizados entre os dias 1º e 10 de abril. Na comparação com o mesmo período de março, quando 293 pessoas fizeram esse tipo de teste, houve redução de 41,97% na testagem. Já em comparação aos dez primeiros dias de fevereiro, quando o município realizou 379 testes rápidos, a queda é de 55,14%.

Até a manhã deste domingo, 11 de abril, a Secretaria de Saúde Santaluz não havia explicado o motivo da baixa testagem, que pode dar uma falsa impressão de diminuição nos números diários de indicadores importantes, como a quantidade de novos casos de Covid-19 e o total de pacientes com o coronavírus ativo no município.

O teste rápido é considerado uma estratégia importante no controle da pandemia. Na avaliação de especialistas, à medida que se conhece a condição de contágio da população, é possível executar ações mais assertivas no controle da transmissão do vírus.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)