Da base do prefeito, presidente da Câmara de Santaluz é reeleito com apoio da oposição
O vereador Mário Sérgio Suzart de Matos (Avante), que é aliado do prefeito Arismário Barbosa Júnior, foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Santaluz, em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (14).
Suzart teve 8 votos, vencendo Danda (PSD). A votação foi secreta, mas a reportagem apurou que movimentos de três vereadores foram decisivos para a reeleição do atual presidente da Casa Legislativa.
Um desses movimentos, bastante inusitado, envolveu o vereador Jeová da Serra Branca, do Avante, partido da base do atual governo. Depois da votação, o parlamentar fez um pronunciamento dizendo que a sua intenção era abster-se, mas que acabou se confundindo e votando em Sérgio.
Em conversa reservada, interlocutores ouvidos pela reportagem avaliam que os movimentos mais determinantes foram feitos pelos vereadores Jó do Sindicato (PT) e Louro do Rio Verde (PSD) –que embora sejam membros de partidos que fazem oposição ao governo municipal, teriam votado em Sérgio.
Nas contas feitas pelos interlocutores, Suzart teve ainda o próprio voto e dos vereadores Branco (PSD), Dida (MDB), Paulão (MDB), Vavinho (Avante), que são da base do atual governo.
Já Danda contou com o próprio voto e dos vereadores Peu, Milson do Pereira e Léo Reis, todos do PSD.
O vereador Deon (Avante) se absteve.
O posicionamento de Louro do Rio Verde gerou um descontentamento no PSD. Procurado, o ex-prefeito de Santaluz por dois mandatos e atual presidente do diretório municipal do partido, Joselito Carneiro de Araújo Júnior, o Júnior do Max, disse que “comportamentos como esse me afastam ainda mais da política”.
“Até pouco tempo o vereador era desafeto do presidente e agora, por acordo financeiro, trai o seu grupo e o seu colega de partido (Danda)”, afirmou Júnior.
O ex-prefeito disse ainda que fez várias tratativas para tentar compensar Louro, alegando que o grupo contava com outros dois votos para formar maioria na eleição junto com o apoio dele, mas não obteve sucesso.
O presidente municipal do PSD contou que agora estuda levar o caso ao diretório para avaliar a expulsão do vereador.
A reportagem não conseguiu contato com Louro do Rio Verde.
1ª tentativa frustrada
Esta foi a segunda vez que Sérgio Suzart marcou a eleição para a formação da mesa diretora do segundo biênio (2023-2024) da atual legislatura da Câmara. Em junho deste ano, ele tentou antecipar a votação, mas recuou e cancelou a sessão por falta de apoio dentro do próprio grupo político para tentar ser reeleito (lembrar).
Nesta quarta-feira, junto com ele foram eleitos os vereadores Paulão para 1ª vice-presidente, Louro do Rio Verde para 1º secretário e Vavinho para 2º secretário. Eles vão compor a mesa diretora da Câmara Municipal pelos próximos dois anos.
Notícias de Santaluz