Dengue atinge pico histórico no Brasil com mais de 2 mil mortes em 2024; casos estão em queda em 13 estados e no DF
O Brasil registrou 2.073 mortes por dengue em 2024, o maior número desde o ano 2000. Ao todo, 4.176.810 casos foram registrados nas primeiras dezessete semanas deste ano, uma taxa inédita, segundo dados do Ministério da Saúde atualizados nesta terça-feira (30).
Apesar do cenário preocupante, 13 estados e o Distrito Federal apresentam tendência de queda na doença: Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Outros 8 estados estão em estabilidade (Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul), enquanto 5 ainda registram aumento (Ceará, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins).
“Eu tenho usado a metáfora que subimos a montanha e agora estamos descendo. Mas nessa descida temos ainda muitos casos que podem acontecer e óbitos que podem ser evitados. Então, precisamos sempre lembrar que ainda é importante que estejamos em alerta”, disse a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, numa coletiva de imprensa em Brasília na tarde desta terça-feira, de acordo com o g1.