Dr. Erivaldo Carvalho é empossado prefeito de Nordestina
O médico Erivaldo Carvalho Soares (PSL) assumiu o cargo de prefeito do município de Nordestina na manhã deste domingo (1º), em cerimônia que aconteceu no Clube Recreativo Nélio Amambahy Ferreira, onde também foi empossada a vice-prefeita Rosimeire Queiroz Damasceno (PDT) e os nove vereadores eleitos para o período legislativo 2017-2020.
A cerimônia teve início por volta das 9h30, com um ato ecumênico, e os vereadores foram os primeiros empossados. Na sequência, houve a eleição para presidente da Câmara Municipal. Marivaldo Ferreira de Oliveira (PSL) foi eleito ao cargo para o biênio 2017/2018. Elino da Silva Oliveira (PSC) ocupará a vaga de vice-presidente do legislativo, enquanto Neivanilson Alves Silva (PSD) e Edvaldo Góes da Silva (PCdoB) foram escolhidos primeiro e segundo secretários, respectivamente.
Os vereadores que vão compor a Câmara de Municipal de Nordestina pelos próximos quatro anos são: Lino (PSC), Teobaldo Neguinho (PDT), Marivaldo (PSL), Edinho da Lagoa dos Bois (PCdoB), Neivanilson (PSD), Valdir da Van (PSD), Vadinho do Mari (PSD), Marcos da Padaria (PSD) e Julinho (PTB).
A sessão solene seguiu com a posse do prefeito e da vice. Com a ausência do ex-prefeito Wilson Araújo Matos, o ‘Ito’, que deixou o cargo no último sábado (31) e ainda teve o seu pretenso sucessor, Nelson Moura (PSD), derrotado pelo Dr. Erivaldo nas eleições do ano passado, coube ao vereador Marcos do Angico (PSD), fazer a transmissão do cargo e entregar as chaves da prefeitura ao novo prefeito.
Em seu discurso de posse, o Dr. Erivaldo destacou a necessidade da adoção de medidas de controles dos gastos públicos e prometeu eficiência na sua gestão. “Por causa da grave crise econômica que o país atravessa, com consequências difíceis para todos, temos que ter cautela com os gastos públicos, adotando medidas eficientes, mas sem abrir mão dos investimentos que farão com que Nordestina possa avançar”, destacou o prefeito, afirmando que terá como prioridade em seu governo áreas como saúde, educação, agricultura, infraestrutura e segurança.
O agricultor Bento dos Santos Viana, de 45 anos, morador do povoado do Costa, disse que concorda com a linha de raciocínio do novo gestor. “Mesmo com toda essa crise que o país está atravessando o povo de Nordestina não deve abaixar a cabeça, pois nossa cidade tem vários recursos naturais, e a gente só precisava de alguém como o doutor Erivaldo, com capacidade para agir e tomar as decisões certas. Com a vontade que eu estou vendo ele ter de trabalhar em prol do nosso povo, tenho certeza de que vai dar tudo certo, basta a gente apoiar, ajudar”, disse.
A solenidade foi encerrada com a apresentação do novo secretariado. Nelly Amambahy Ferreira assumirá a pasta de Administração. Cláudio dos Santos Silva foi o escolhido para comandar a Secretaria de Agricultura, Pecuária, e Meio Ambiente. Ana Ofélia Matos Marques comandará a Secretaria de Saúde. Vanessa Azevedo de Araújo será a titular da Secretaria de Finanças. Já o secretário de Educação será Ivan Nilson Reis Peixinho. A Secretaria de Esporte Lazer e Turismo será ocupada por José Braz Borges e Santana. A primeira-dama Edianne Mateus de Souza é a nova secretária de Assistência Social do município, enquanto Rubem da Silva Reis comandará a pasta de Infraestrutura, Obras e Transporte.
Biografia do prefeito
Pai de três filhos, Erivaldo nasceu em Belém do São Francisco (PE) e tem 41 anos. Ele é filho de Edvaldo Soares do Nascimento, que foi eleito vereador por dois mandatos no município de Glória (BA) e prefeito, por três vezes, do município de Macururé (BA), e da professora Beliza Fonseca de Carvalho Soares.
Concluiu o ensino médio em Salvador e aos 17 anos ingressou na Universidade Federal de Alagoas, onde se formou médico com apenas 23 anos. Após iniciar sua atividade profissional em Riachão do Jacuípe, em 2001, o doutor Erivaldo atuou em vários municípios da região sisaleira como Conceição do Coité, Santaluz, Pé de Serra, Monte Santo, Quijingue, Queimadas e Ichu, além de Nordestina. Também serviu a Marinha Brasileira, alçando o posto de tenente.
Em 2016, se candidatou pela primeira vez e obteve 4.224 votos (58,36%), derrotando Nelson Moura (PSD), candidato do grupo político ligado ao agora ex-prefeito Wilson Araújo Matos, o ‘Ito’, que comandou a política do município nos últimos vinte anos.
Redação Notícias de Santaluz