Em meio à longo período de seca, chuva anima moradores de Santaluz
Em meio ao longo período de seca e crise hídrica que castigou açudes e tanques, e prejudicou o fornecimento de água à população, enfim, moradores, agricultores e produtores rurais de Santaluz começam a se animar com os trovões e as chuvas que caíram no município entre quinta-feira (16) e a tarde desta sexta-feira (17). Além de Santaluz, a chuva também voltou a cair em outras cidades da região sisaleira como Conceição do Coité, Valente, Tucano, Queimadas, Cansanção e Nordestina.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a mudança climática se deve a perda de força da massa de ar quente e seco que cobre a maior parte do estado, o que pode aumentar a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas. Mesmo enfraquecida, a permanência da massa de ar continua influenciando o tempo nos próximos dias, mantendo as temperaturas elevadas.
Em Santaluz, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas variam entre 20ºC e 34ºC neste fim de semana, período que marca o final da estação do verão e início do outono. De acordo com a previsão do tempo, há chances de chover ainda nesta sexta-feira até o próximo domingo. A partir de segunda-feira (20), a tendência é que o tempo volte a ficar mais firme, com sol, poucas nuvens e menores condições de chuva.
Chuvas de janeiro e fevereiro dos últimos 3 anos ficam abaixo do esperado
Um relatório do Inema mostra o quanto choveu abaixo do esperado no município, nos primeiros dois meses de 2017. Segundo dados do órgão, em Santaluz, a previsão era que chovesse 50 mm em janeiro (volume de chuva esperado, no mesmo período, em anos considerados normais, do ponto de vista climático), mas só foi registrado 1 mm. Já em fevereiro, dos 58 mm previstos só choveram 2,2 mm.
No mesmo período de 2015 e 2016, foram registrados: janeiro de 2015 (17 mm), fevereiro de 2015 (23 mm); janeiro de 2016 (179,5 mm) e fevereiro de 2016 (33,2 mm). Em resumo, se levarmos em consideração somente os dois primeiros meses dos últimos três anos, apenas no mês de janeiro de 2016 é que as chuvas ficaram acima do normal com um saldo de 129,5 mm. Os demais tiveram déficits de precipitação.
Seca faz prefeitura decretar situação de emergência
Apesar da expectativa de chuvas, vale lembrar que a Bahia está enfrentando a pior seca dos últimos 100 anos, e o problema não deve ser resolvido de forma imediata. Em Santaluz, por exemplo, a estiagem prolongada fez com que a prefeitura decretasse situação de emergência. A medida, que foi reconhecida pelos governos estadual e federal, permite que a prefeitura solicite apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas.
Notícias de Santaluz
Oba!!!
Viva DEUS!!!!
Esta chuva chegou na hora certa!
Como sabemos, diz a tradição que dia 19 de março, dia de São Jose, o sertanejo tem que plantar o milho, mesmo que seja na terra seca, para ser colhido no dia de São João (23 e 24 de Junho).
Florisvaldo F Dos Santos
Graças a Deus…