Share Button

Foto: Colégio Ação

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) iniciou a terceira edição do Programa Deputado Jovem Baiano, reunindo 63 estudantes de diversas regiões do estado para vivenciar o processo legislativo. O evento, que começou na terça-feira (3) e segue até sexta-feira (6), tem como objetivo formar jovens líderes, aproximando os estudantes da política por meio de simulações de atividades parlamentares, audiências públicas e debates sobre políticas públicas.

Entre os participantes, estão três alunos do Colégio Ação, de Santaluz, que foram selecionados após elaborarem projetos de lei nas aulas de História.

O programa, focado no fortalecimento da democracia, busca estimular a reflexão sobre questões sociais e incentivar a participação política de jovens de diferentes realidades, como indígenas, quilombolas e estudantes de Escolas Família Agrícola.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância do programa para a construção de espaços de participação política. “Esta é uma agenda estratégica para nós, porque aqui temos jovens lideranças da Bahia inteira que querem debater a boa política – (aquela) que transforma a vida das pessoas e que entende que a escola também é esse espaço de construir democracia”, disse.

O deputado Euclides Fernandes, idealizador do programa, enfatizou o caráter da iniciativa. “Os jovens vão vivenciar como é o exercício de um mandato, representando e simulando a execução de projetos”, afirmou.

Para os estudantes de Santaluz – Diego Felipe, Jhúlia Gabrielle e Bruno Rafael – a participação é uma chance única de vivenciar o processo legislativo. Eles foram escolhidos pela qualidade dos projetos de lei apresentados e, no primeiro dia, já puderam vivenciar a dinâmica da Assembleia Estadual, participando de uma cerimônia de posse e recebendo seus diplomas.

Foto: Colégio Ação

Larissa Lima, coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais, destacou que o programa oferece uma plataforma para que os jovens proponham soluções para os desafios enfrentados pelas juventudes em seus territórios. “Lugar de jovem também é na política, ocupando espaços de transformação”, disse.

Durante o programa, os estudantes vão discutir temas como educação, saúde e segurança pública, criando projetos de lei voltados para a resolução desses problemas. Ao final, os projetos serão debatidos nas comissões temáticas da Alba, transformando o aprendizado em ação concreta.

Para o Colégio Ação, a participação dos estudantes de Santaluz neste projeto é de extrema importância, pois fortalece a presença da juventude no cenário político, fazendo com que, cada vez mais, a política se transforme e acompanhe as mudanças do mundo moderno, por meio de novas leis, propostas e ideias. Já para os estudantes, certamente essa experiência é mais do que uma oportunidade de aprendizado: é uma chance de compreender a política como um instrumento poderoso de mudança social e de se aproximar das decisões que moldam o futuro de sua cidade, do estado e do país.

Notícias de Santaluz

Foto: Colégio Ação

Deixo o seu comentário

comentário(s)