Haddad cita ‘muitos convites’ e diz que Lula deve se reunir com Biden nos EUA antes de tomar posse
Por g1
O ex-ministro Fernando Haddad (PT) afirmou na quarta-feira (30) que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve viajar aos Estados Unidos para se reunir com o presidente norte-americano, Joe Biden, ainda este ano.
Segundo Haddad – que tem participado das reuniões da transição de governo e é cotado para o Ministério da Fazenda –, Lula tem recebido “muitos convites de grandes potências”. Até o fim do ano, no entanto, deve viajar para os Estados Unidos e para a Argentina.
“Muitos convites de grandes potências para encontrá-lo ou, se não for possível, conversar com ele virtualmente. Acho que o presidente vai concluir o ano tendo conversado com as grandes potências do mundo”, afirmou Haddad.
No próximo dia 5, o conselheiro de Segurança dos EUA, Jake Sullivan, deve se encontrar com Lula durante a visita oficial que fará ao Brasil. A informação foi confirmada por fontes da Casa Branca à reporter Raquel Krähenbühl, da GloboNews. O blog da Ana Flor antecipou que Sullivan trará convite para Lula se encontrar com Biden.
Haddad citou, ainda, um convite para que Lula fosse à China ainda este ano. “Mas eu penso que não haverá tempo para duas viagens internacionais desse porte. Talvez, Estados Unidos e Argentina sejam viagens possíveis.”
A viagem de Lula à Argentina já tinha sido citada pelo ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim em uma entrevista à GloboNews. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, é um dos líderes da esquerda sul-americana e visitou Lula em São Paulo no dia seguinte ao segundo turno.