Homem morre após inalar monóxido de carbono enquanto fazia manutenção de carro na Bahia

Um homem de 37 anos foi encontrado morto dentro da casa onde morava no bairro de Sete de Abril, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, informações preliminares apontam que a ele inalou monóxido de carbono, enquanto realizava uma manutenção no carro dele.
Segundo o g1, o caso aconteceu no sábado (12) e foi confirmado pela polícia nesta terça-feira (15).
A suspeita é de que a substância tenha causado uma intoxicação. No entanto, as circunstâncias da morte ainda são investigadas pela 10ª Delegacia Territorial, com o auxílio de perícias realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O monóxido de carbono, também conhecido como CO, é um gás invisível e sem cheiro que, se inalado, pode causar problemas de saúde ou até mesmo causar a morte de forma repentina.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos explica que, quando inalamos o monóxido de carbono, o gás “toma o lugar” do oxigênio no nosso sangue.
Isso acontece porque a hemoglobina se liga ao monóxido de carbono cerca de 200 a 300 vezes mais do que ao oxigênio, formando a carboxiemoglobina e impedindo a ligação do oxigênio à hemoglobina.
Consequentemente, isso faz com que nossos órgãos fiquem privados de oxigênio, fundamental para a vida. Não tendo oxigênio, as células do nosso corpo não produzem energia e morrem.
O monóxido de carbono está presente nas emissões de combustão, como as produzidas por carros, caminhões, motores a gasolina, fogões, lanternas, madeira e carvão queimados, fogões a gás e sistemas de aquecimento.
Ainda de acordo com o CDC, o gás também pode se acumular em espaços fechados ou parcialmente fechados, causando intoxicação em pessoas e animais que o respiram.


