Homem morre após inalar monóxido de carbono enquanto fazia manutenção de carro na Bahia

Share Button
Circunstâncias da morte são investigadas pela Polícia Civil, com o auxílio de perícias realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) | Foto: Divulgação/SSP

Um homem de 37 anos foi encontrado morto dentro da casa onde morava no bairro de Sete de Abril, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, informações preliminares apontam que a ele inalou monóxido de carbono, enquanto realizava uma manutenção no carro dele.

Segundo o g1, o caso aconteceu no sábado (12) e foi confirmado pela polícia nesta terça-feira (15). 

A suspeita é de que a substância tenha causado uma intoxicação. No entanto, as circunstâncias da morte ainda são investigadas pela 10ª Delegacia Territorial, com o auxílio de perícias realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O monóxido de carbono, também conhecido como CO, é um gás invisível e sem cheiro que, se inalado, pode causar problemas de saúde ou até mesmo causar a morte de forma repentina.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos explica que, quando inalamos o monóxido de carbono, o gás “toma o lugar” do oxigênio no nosso sangue.

Isso acontece porque a hemoglobina se liga ao monóxido de carbono cerca de 200 a 300 vezes mais do que ao oxigênio, formando a carboxiemoglobina e impedindo a ligação do oxigênio à hemoglobina.

Consequentemente, isso faz com que nossos órgãos fiquem privados de oxigênio, fundamental para a vida. Não tendo oxigênio, as células do nosso corpo não produzem energia e morrem.

O monóxido de carbono está presente nas emissões de combustão, como as produzidas por carros, caminhões, motores a gasolina, fogões, lanternas, madeira e carvão queimados, fogões a gás e sistemas de aquecimento.

Ainda de acordo com o CDC, o gás também pode se acumular em espaços fechados ou parcialmente fechados, causando intoxicação em pessoas e animais que o respiram.