Maior que Cristo Redentor, estátua gigante de Buda é oficialmente inaugurada no Espírito Santo
Por G1 ES
A estátua do buda gigante do Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, foi inaugurada neste sábado (28). A visitação pode ser feita em qualquer horário do dia e é gratuita.
A estrutura feita de ferro, aço e concreto pesa 350 toneladas e mede 35 metros de altura. Essa é a segunda maior estátua de Buda do mundo, ficando atrás apenas do Buda de Leshan, na China, que é considerado patrimônio histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A estátua também é maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 30 metros de altura, desconsiderando o pedestal.
A obra da estátua foi finalizada em 2020 e a inauguração estava prevista para acontecer em junho do mesmo ano. Mas, por causa do atraso na obra e da pandemia de Covid-19, o mosteiro decidiu adiar o evento para abril de 2021. Após ser novamente adiada, a inauguração aconteceu neste sábado.
Em dezembro de 2020, a estátua recebeu um batismo espiritual, de acordo com os fundamentos do budismo. A cerimônia é chamada de “abertura dos olhos” e deu “alma” para o monumento.
A estátua que fica às margens da BR-101, mesmo antes de oficialmente inaugurada, virou ponto turístico no estado e chama atenção de quem passa na rodovia. Segundo o mosteiro, em um final de semana, o monumento recebe cerca de 4 mil visitantes.