Share Button

Foto: Carlos Amilton/Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia analisa um projeto de lei que propõe a criação da disciplina de Educação Financeira e Finanças Pessoais para estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e privada do estado. A proposta é do deputado Marcinho Oliveira (União Brasil) e tem como objetivo ensinar desde cedo a importância do planejamento financeiro.

Segundo o texto, a disciplina seria obrigatória e com caráter eliminatório. Os conteúdos deverão ser ministrados por profissionais formados em Ciências Econômicas, Contábeis ou Administração, respeitando a legislação atual.

A ideia, de acordo com o deputado, é ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem hábitos saudáveis relacionados ao uso do dinheiro. A proposta inclui temas como noções básicas de economia, incentivo à poupança, primeiros passos nos investimentos e a importância de planejar as finanças para o futuro.

“O brasileiro ainda não adquiriu a cultura de preparar os filhos para cuidar do próprio dinheiro. Esse projeto busca mudar isso desde a escola, para que a nova geração tenha mais consciência e estabilidade financeira”, explicou Marcinho Oliveira.

O parlamentar também citou dados da Serasa como alerta para o problema do endividamento. Segundo o levantamento mais recente, a Bahia tem mais de 4,6 milhões de inadimplentes, o que representa cerca de 41% da população adulta. Em Salvador, são 1,2 milhão de pessoas com dívidas em atraso — cerca de um quarto do total do estado.

O projeto ainda será analisado pelas comissões da Assembleia Legislativa antes de seguir para votação em plenário. Caso seja aprovado, uma regulamentação posterior vai definir a carga horária, o conteúdo detalhado e a forma de aplicação da nova disciplina.

Notícias de Santaluz

Foto: Freepik

Deixo o seu comentário

comentário(s)