‘Medicamento secreto’ pode ter salvado americanos que foram infectados pelo Ebola
Do Correio24h
Três frascos do que pode ser uma espécie de “medicamento secreto” para a cura do Ebola foram levados à Libéria na última semana. De acordo com a CNN, o objetivo era salvar dois trabalhadores missionários norte-americanos que contraíram o vírus quando estavam na África.
Um representante do Instituto Nacional de Saúde, contratado pela instituição Samaritan’s Purse – mesma empresa da qual o médico Kent Brantly e a voluntária Nancy Writebol fazem parte – realizou um teste nos pacientes, que seguem sob cuidados médicos, mas já apresentam melhoras.
O tratamento experimental chamado ZMapp funciona à base de um medicamento desenvolvido pela empresa de biotecnologia Mapp Biopharmaceutical Inc. Armazenada em temperaturas abaixo de zero, a droga nunca havia sido testada em seres humanos.
Durante os testes feitos pelos americanos, quatro macacos infectados pelo Ebola receberam doses do soro e sobreviveram. Os norte-americanos não informaram o porquê de os testes não terem sido feitos anteriormente, com os africanos que foram infectados e desenvolveram a doença.