Missas e carreata celebram Corpus Christi em Santaluz
A Paróquia Santa Luzia, em Santaluz, preparou uma programação especial para o dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (3). Pela manhã, o padre Alexandre Aquino celebrou uma missa na igreja Matriz, com a presença poucos de fiéis, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Após a celebração, que foi transmitida pela internet, uma carreata com a bênção do Santíssimo Sacramento passou por diversas ruas da cidade, retornando para a igreja Matriz. Durante o percurso, houve arrecadação de alimentos, que serão doados para famílias carentes.
A celebração que marca o encerramento do Tríduo de Corpus Christi será realizada às 18h, na igreja Matriz, também com transmissão online.
Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. A solenidade, que é celebrada após a Páscoa, Pentecostes e Santíssima Trindade, foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 08 de setembro de 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”.
Segundo informações do Vatican News, o Papa Francisco explica o Corpus Christi da seguinte forma:
“Deus deixou-nos um memorial! Não nos deixou só a Escritura, porque é fácil esquecer o que se lê. Não nos deixou apenas sinais, porque se pode esquecer também o que se vê. Deu-nos um Alimento, e é difícil esquecer um sabor. Deixou-nos um Pão em que está Ele, vivo e verdadeiro, com todo o sabor do seu amor. Foi por isso que Jesus nos pediu: ‘Fazei isto em memória de Mim’. Fazei. A Eucaristia não é simples lembrança; é um fato: é a Páscoa do Senhor, que ressuscita para nós. Na Missa, temos diante de nós a morte e a ressurreição de Jesus. Fazei isto em memória de Mim: reuni-vos e, como comunidade, como povo, como família, celebrai a Eucaristia para vos lembrardes de Mim. Não podemos passar sem ela, é o memorial de Deus. E cura a nossa memória ferida”.
Notícias de Santaluz