Moradores do Assentamento Nova Esperança bloqueiam acesso ao projeto C1 da Yamana Gold
Cerca de 200 moradores do Projeto de Assentamento Nova Esperança, localizado no município de Cansanção bloquearam na manhã desta segunda-feira (14) a principal via de acesso ao Projeto C1 Santaluz, da mineradora canadense Yamana Gold.
O P.A Nova Esperança está localizado a aproximadamente 600 metros da sede das instalações da mineradora. Cerca de 100 famílias vivem atualmente no assentamento.
Os assentados reivindicam a remoção das famílias para outro local, por estarem sofrendo com problemas de saúde, causados pela poluição da água, odor do cianeto, poeira, barulho e tremores de terra, provocados pelas detonações ocorridas na mina, além de serem prejudicados pelos danos causados ao Rio Itapicuru.
Segundo os líderes do movimento o ato de protesto foi organizado em razão das inúmeras tentativas frustradas de negociação, que já vem se arrastando por 2 anos, entre os moradores do assentamento e representantes da mineradora.
A Polícia Militar esteve no local para intermediar as negociações, mas os manifestantes informaram que só vão desobstruir a estrada depois que representantes do INCRA e Yamana Gold apresentarem uma solução para o impasse.
Uma reunião entre os líderes do movimento e representantes do INCRA e Yamana Gold está marcada para esta terça-feira (15).
Herik Deivisson/Notícias de Santaluz