Share Button

Por g1 BA

André Luiz Peixinho | Foto: Divulgação/FEB

Morreu no sábado (30), aos 72 anos, André Luiz Peixinho, médico, psicólogo, palestrante, professor, escritor, filósofo e líder religioso. De acordo com nota emitida pela Federação Espírita da Bahia (FEB), ele sofreu ataque cardíaco fulminante em Salvador, onde morava.

O desencarne – termo pelo qual os espíritas chamam a morte – foi informado pela FEB, que ele já presidiu, e pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb). O sepultamento ocorreu na tarde de domingo (31), no Cemitério Jardim da Saudade.

André Luiz era tio da influenciadora digital Carol Peixinho, que postou uma mensagem de despedida nas redes sociais, e era natural de Serrinha, a cerca de 160 km de Salvador.

Ele se formou em medicina em 1975 pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mestre em Medicina Interna e doutor em Educação, Peixinho foi professor diversas instituições de ensino superior da capital baiana, entre elas a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a própria Ufba, que emitiu nota de pesar.

Durante muitos anos, foi coordenador de internato e residência do Hospital Santo Antonio, nas Obras Sociais Irmã Dulce, e com a religiosa estabeleceu uma longa relação de amizade. Além disso, atuou como psicólogo clínico.

“Convivi com o doutor André Peixinho em diversas ocasiões. Pessoa de trato lhano e dotado de larga cultura e inteligência invulgar. Em várias oportunidades entramos em contato com sua obra social e didático-pedagógica. Foi o seu grande trabalho que, sem dúvida, é também o seu legado. Como ex-aluno de pós-graduação, colega e presidente do Cremeb lamento profundamente seu falecimento”, declarou o presidente da entidade, Otávio Marambaia.

Para além das atividades profissionais, o baiano foi um líder ativo do movimento espírita no Brasil, e fazia palestras em várias partes do país. Peixinho foi representante regional no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, que destacou, em nota, que ele “teve uma caminhada dedicada à Doutrina e ao Movimento Espírita”, e deixou “um legado de amor e trabalho na seara do bem”.

Definido pelos praticantes da doutrina como “um espírito evoluído”, há 25 anos, André Luiz deu início, ao lado de um grupo de idealistas, a Sociedade Hólon, organização não governamental que investe no potencial humano através da Saúde, Educação, Apoio Social e Arte.

Deixo o seu comentário

comentário(s)