Share Button

Por ge

Zagallo, campeão do mundo como técnico e jogador | Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Morreu nesta sexta-feira, aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo, um dos grandes nomes da história do futebol mundial e única pessoa a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico. Ele ainda esteve no comando da Seleção em 1974 (quarto lugar) e 1998 (vice-campeão), além de ter sido novamente coordenador em 2006.

Com idade avançada e a saúde fragilizada, Zagallo fez poucas aparições públicas nos últimos anos, mas ainda apresentava muita lucidez e uma memória privilegiada para falar da sua história. Chegou a ir ao Maracanã para assistir a jogos do Flamengo, visitou a Seleção antes da Copa de 2018 e concedeu entrevistas. A última internação havia sido em setembro de 2023, quando ficou no hospital por cerca de 20 dias com infecção urinária.

Recentemente, em eleição promovida pelo ge com a participação de mais de 100 treinadores, Zagallo foi eleito o segundo maior técnico da história do país, atrás apenas de Telê Santana. Um ídolo nacional, que sempre esteve à disposição do futebol brasileiro.

Postagem do perfil oficial de Zagallo em uma rede social

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa. 🖤”

Zagallo posa ao lado da camisa da Seleção de 1962, ano da conquista do bi mundial | Foto: Marcos Alves / Ag. O Globo

Deixo o seu comentário

comentário(s)