Paciente oncológica ganha festa surpresa de 15 anos organizada por hospital na Bahia

Share Button

Por g1 BA

Paciente realiza sonho de festa de 15 anos em Feira de Santana — Foto: Caio Brito/Ascom HEC

Após cerca de 10 meses internada, em tratamento oncológico, a adolescente Emilly Santos conseguiu realizar o sonho de ter uma festa de 15 anos. A celebração foi organizada, de surpresa, pela equipe de saúde do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia.

A festa ocorreu na última terça-feira (28), com direito a ensaio fotográfico, vestido, coroa e até uma valsa com o pai. Para Emilly, foi um dos dias mais felizes de sua vida.

“Fiquei muito feliz e emocionada por realizar esse sonho. Achei o vestido lindo, amei a coroa e tudo estava perfeito. Não sou de falar muito, mas foi um dia que nunca vou esquecer”, afirma a adolescente.

A ação emocionou não apenas a debutante, mas também familiares, colaboradores do HEC e outros pacientes. O pai da jovem, Valdir Jesus, agradeceu ao hospital pela iniciativa e destacou a importância do momento para a família. Ele ressaltou que a celebração ficará “para sempre” marcada em suas vidas.

“Foi muito especial. Sempre sonhei com esse momento e, com todos os desafios que enfrentamos durante o tratamento dela, não imaginei que poderia acontecer aqui. Ver minha filha dançando comigo, feliz e com os olhos brilhando, foi um sonho realizado para toda a família. Não esperava algo tão lindo”.

Emilly trata um câncer no sangue, conhecido como leucemia linfoide aguda. Ela está em tratamento desde dezembro de 2024 e já passou por sessões de quimioterapia.

Nesta semana, a jovem recebeu alta da internação, mas continuará sendo acompanhada pela equipe médica nos próximos anos, até que seja confirmada a cura. Durante esse período, a adolescente precisará retornar ao hospital regularmente para realizar check-ups, exames de rotina e receber as medicações do tratamento. Caso apresente alguma complicação no quadro clínico, poderá ser internada novamente.

Segundo Eula Rayssa, coordenadora de Enfermagem da Oncologia do HEC e responsável por organizar o momento, ações como essa fazem parte da filosofia de cuidado humanizado da unidade.

“No HEC, o tratamento é também afeto, escuta e celebração da vida, porque cuidar é, acima de tudo, acreditar nos sonhos. A assistência vai além do tratamento clínico, envolve acolhimento e empatia. Ver o brilho nos olhos de Emilly e o sorriso da família nos lembra por que escolhemos cuidar”, destaca.

Essa não é a primeira ação de humanização realizada pelo hospital. A unidade, que presta serviços exclusivamente para o Sistema Único de Saúde (SUS), conta com um Grupo de Humanização fundado desde sua inauguração, em prol da saúde infantil, e promove diversas atividades voltadas aos pacientes ao longo do ano, como comemorações de aniversários, cortejos em datas comemorativas, distribuição de presentes doados no Dia das Crianças e no Natal, visitas da cavalaria da Polícia Militar, entre outras.