Pesquisa do Ministério da Saúde em hospitais da Bahia traça perfil de vítimas de violência
A partir do dia 10 de outubro, vários municípios da Bahia vão receber visitas de profissionais treinados para entrevistar pessoas dentro de hospitais. A ação faz parte do Viva Inquérito, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que chega à sua 7ª edição. O objetivo é entender o perfil das vítimas de diferentes tipos de violência – seja interpessoal, autoprovocada ou em acidentes, como de trânsito, quedas e queimaduras – identificar os fatores de risco e propor medidas de prevenção.
Este ano, a pesquisa será realizada em todas as regiões do Brasil. Na Bahia, as cidades participantes são Salvador, Dias d’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Guanambi, Irecê, Itabuna, Macaúbas, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Campo Formoso, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Poções, Porto Seguro, Rio Real e Santo Antônio de Jesus.
Por meio das entrevistas nos hospitais, o estudo busca traçar o perfil das vítimas. A partir desses dados, será possível identificar fatores de risco e proteção, além de sugerir estratégias para prevenção e monitoramento dessas situações.
Em 2024, o Viva Inquérito contará com uma amostra representativa dos serviços de urgência e emergência de todo o Brasil. Os hospitais participantes foram selecionados por sorteio, seguindo critérios científicos.
Notícias de Santaluz