PF faz nova operação para combater mineração ilegal de ouro em Santaluz

Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a Operação Olhos D’Ouro, com o objetivo de combater atividades de mineração ilegal de ouro no município de Santaluz, na região sisaleira da Bahia. A ação contou com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão autorizados pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Feira de Santana.
De acordo com a Polícia Federal, os mandados foram executados em uma residência, um galpão comercial e uma propriedade rural. Neste último local, estaria sendo extraído um tipo de resíduo mineral, conhecido como “rejeito”, utilizado para a extração de ouro por meio de uma técnica hidrometalúrgica.
Ainda segundo a corporação, o processo de extração utiliza o método de lixiviação, que envolve o uso de grandes quantidades de cianeto de sódio — substância altamente tóxica e com aquisição e manuseio controlados pelo Exército. A Polícia Federal alerta que o uso irregular desse composto, bem como do cianeto de potássio, representa risco elevado à saúde humana e ao meio ambiente da região.
Cerca de 20 agentes participaram da operação, que integra uma investigação em andamento sobre práticas ilegais envolvendo a extração de recursos minerais em território federal. Conforme a Polícia Federal, os suspeitos poderão responder por crimes como usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de minerais e uso ou armazenamento indevido de substâncias perigosas.
As penas previstas, somadas, podem chegar a 19 anos de reclusão.
Notícias de Santaluz

Foto: Polícia Federal