Plano de Ação Territorial da Cultura do Sisal é lançado em Santaluz
Santaluz foi a cidade escolhida pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para lançamento do Plano de Ação Territorial da Cultura do Sisal (PAT Sisal), desenvolvido por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), em parceria com prefeituras, sindicatos, movimentos sociais, entidades privadas e a sociedade civil organizada, que compõem um Comitê Gestor Territorial (CGT). O evento aconteceu no auditório municipal Lindaura Carneiro de Araújo.
O PAT visa promover o desenvolvimento e implantação de metodologia de cultivo do sisal com aproveitamento dos subprodutos em sistema produtivo integrado com a pecuária intensiva e semi-intensiva, proporcionando aos agricultores familiares incluídos no programa aumento da produção de fibra em 20%, no período de três anos. A estratégia foi batizada de Sisalpec.
De acordo com o agente de desenvolvimento do BNB, Lívio Carneiro de Azevedo, o PAT Sisal “visa contribuir com o desenvolvimento territorial e local com base na organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região, trazendo inovação para o [cultivo do] sisal, com o uso de técnicas e tecnologias adequadas a nossa realidade climática em uma modelagem que permita produção constante e economicamente viável, mesmo em períodos de grandes estiagens.”
Presente no lançamento, a prefeita de Santaluz, Quitéria Carneiro, destacou que “o plano de ação é uma ferramenta importante para unir forças e trabalhar com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e a cultura do sisal”.
Notícias de Santaluz