Share Button

Dr. Arismário (Avante) e Léo Reis (PSD) realizam eventos ao mesmo tempo nesta sexta-feira | Fotos: Notícias de Santaluz e Redes sociais

A Polícia Militar vai reforçar o efetivo para a realização dos dois eventos políticos em Santaluz na noite desta sexta-feira (27). Embora a reportagem ainda aguarde um posicionamento oficial da corporação, foi apurado que o efetivo do pelotão da companhia local contará com o apoio de equipes da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 16º Batalhão. O reforço está diretamente vinculado à realização do encontro organizado pela campanha de Léo Reis (PSD), já que a Justiça Eleitoral condicionou a autorização da atividade à garantia de segurança por parte da Polícia Militar.

O impasse aconteceu porque a coligação de Dr. Arismário (Avante) e Joelcinho (MDB) comunicou antecipadamente à Polícia Militar sobre a realização de um evento, marcado para as 19h, no bairro JK. Por outro lado, o grupo de Léo Reis e Zé Hamilton (PT) notificou apenas a Justiça Eleitoral sobre a intenção de realizar um evento na mesma data, às 19h55, sem informar previamente a PM, que é responsável pela segurança desses eventos. Diante do conflito, o Ministério Público recomendou a suspensão do encontro de Léo Reis e Zé Hamilton para evitar confrontos entre os grupos.

O juiz Joel Firmino do Nascimento Júnior ressaltou que, embora a lei não proíba a realização de dois eventos no mesmo dia, algumas condições precisam ser respeitadas para preservar a integridade da população. O magistrado destacou que Santaluz é um município pequeno, com um efetivo policial reduzido, o que torna complexa a segurança de dois grandes eventos simultaneamente. Ainda assim, ele autorizou a realização dos dois encontros, desde que fossem impostas restrições ao grupo de Léo Reis e Zé Hamilton e que a confirmação do reforço policial fosse garantida.

As principais determinações para a campanha de Léo Reis e Zé Hamilton incluem: encerrar o evento até as 22h30, com o desligamento total dos aparelhos sonoros (como paredões e carros de som, entre outros); modificar o percurso do evento para evitar proximidade com o comitê da coligação adversária; manter o comitê fechado das 19h desta sexta-feira até as 6h do sábado (28); e informar imediatamente, pelas redes sociais, as alterações no percurso e no horário. Além disso, a Polícia Militar está autorizada a apreender aparelhos de som que estiverem funcionando após o horário limite. O descumprimento dessas regras pode acarretar multas de até R$ 300 mil e outras penalidades, como prisão em flagrante por desobediência.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)