Share Button

Operação cumpre oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Santaluz e Tucano, ambos na região sisaleira da Bahia, além de São Paulo | Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) a Operação Serra Dourada, com o objetivo de combater a mineração ilegal de ouro no município de Santaluz, na região sisaleira da Bahia. A ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, deflagrada em junho de 2023.

Segundo a PF, as investigações apontaram que os suspeitos, atuando há anos na região, extraíam ouro de forma ilegal e utilizavam métodos nocivos ao meio ambiente, como a lixiviação com cianeto de sódio, substância altamente tóxica. Para refinar o ouro extraído de forma ilegal, os investigados construíram laboratórios clandestinos.

Na fase atual da operação, a PF identificou comerciantes que adquiriam o ouro extraído ilegalmente na região para revender em outros estados, em forma de barras ou já transformado em joias.

Cerca de 30 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Santaluz e Tucano, na Bahia, e em São Paulo. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia.

Os investigados responderão pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso ou armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a 29 anos de reclusão.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)