WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Império Store

Drogaria Santana

Gil Lingerie e Confecções


População de Santaluz vai às ruas pedir solução de crime ‘contra professores’ e fim da violência na cidade

DSC_0202

Manifestação é considerada a maior já realizada na cidade; Cerca de sete mil pessoas participaram da mobilização | Foto: Notícias de Santaluz

‘Basta de violência, queremos justiça: Santaluz quer paz!’. Levando esse lema, milhares de pessoas se mobilizaram na manhã desta segunda-feira (13), em Santaluz, durante uma caminhada para pedir o fim da violência no município e uma solução para o assassinato de duas pessoas encontradas carbonizadas dentro do porta-malas de um carro incendiado às margens da BA-120. A polícia acredita que os corpos possam ser dos professores Edivaldo Silva de Oliveira, conhecido como Nino, e Jeovan Bandeira, mas segue aguardando o resultado dos exames para identificar os corpos.

DSC_0165

Primeira parada foi em frente ao Fórum da cidade | Foto: Notícias de Santaluz

Por volta das 8h30, os manifestantes se concentraram em frente ao Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (Cenos), de onde saíram em caminhada pelas ruas da cidade. Durante o trajeto, o grupo fez paradas em frente ao Fórum, a delegacia e a Câmara de Vereadores da cidade, onde o ato foi encerrado com pedidos de justiça e mais segurança para população. À medida que a mobilização avançava pelas ruas ganhava ainda mais força, com a participação da comunidade. Segundo levantamento do Notícias de Santaluz, a Polícia Militar contou 6 mil pessoas nas ruas, e a Guarda Civil Municipal sete mil. A manifestação é considerada a maior já realizada no município.

DSC_0218

População pede solução para ‘morte de professores’ que teriam sido encontrados carbonizados dentro do porta-malas de um carro| Foto: Notícias de Santaluz

Para a estudante Stephanie Costa, de 12 anos, aluna do Cenos, o ato foi importante para chamar a atenção das autoridades. “Santaluz não é mais um lugar seguro. Em relação à morte dos professores Nino e Jeovan, é muito triste ver duas pessoas tão maravilhosas morrerem de uma forma tão trágica. É muito importante a sociedade se unir”, afirmou. Já para a aluna do Colégio Estadual José Leitão, Osmária Abreu, de 17 anos, o sentimento é de compaixão. “Essa caminhada foi importante para mostrar que as pessoas se importam com o que aconteceu. Sinto-me indignada com o que aconteceu com os professores Nino e Jeovan. Espero que o caso seja solucionado, pois a sociedade mostrou que quer essa resposta”, disse.

DSC_0219

Foto: Notícias de Santaluz

Para Eva Nunes, presidente do Centro Espírita Luz no Caminho, a manifestação traduz a necessidade de justiça da população. “Nossa luta aqui hoje não foi apenas por Nino e Jeovan, mas por cada luzense que teve sua vida ceifada de maneira trágica e violenta nos últimos anos. Sinto um orgulho imenso da população luzense que mostrou que não está alheia aos acontecimentos”, destacou.

DSC_0230

Manifestantes também pararam em frente a delegacia da cidade | Foto: Notícias de Santaluz

O protesto foi organizado por diversas entidades como Secretaria Municipal de Educação, Centro Espírita, Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado da Bahia (APLB), escolas, igrejas evangélicas e católicas, loja maçônica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras representações da sociedade civil. “Decidimos fazer esse protesto pelo fim da violência em Santaluz e a sociedade abraçou a ideia. Este é um pedido de justiça”, disse o presidente da APLB, Clenildo Peixinho. 

DSC_0315

Foto: Notícias de Santaluz

No final do protesto, os manifestantes assinaram um abaixo-assinado pedindo solução para o caso e uma audiência pública para discutir a segurança do município. As faixas e cartazes usadas durante a mobilização foram penduradas em árvores e locais públicos espalhados no Centro da cidade.

DSC_0270-Recuperado

Polícia acredita que corpos encontrados carbonizados dentro de porta-malas do carro seja dos professores | Foto: Notícias de Santaluz

O Crime
Dois corpos foram encontrados carbonizados dentro do porta-malas de um carro incendiado às margens da BA-120, em Santaluz, na noite de sexta-feira (10). O veículo foi encontrado capotado na estrada que dá acesso ao município de Queimadas. Na ocasião, guarnições da PM e da Guarda Municipal foram acionadas após receberem a informação de que um acidente teria ocorrido e, quando chegaram ao local, constataram que os corpos estavam no porta-malas. O delegado João Farias ouviu cerca de dez pessoas neste domingo (12) sobre o caso. Dois jovens ainda foram conduzidos para averiguação na delegacia durante uma ação conjunta realizada entre as polícias Civil e Militar, mas foram liberados após serem ouvidos. A participação deles no caso não foi confirmada. O delegado disse que o objetivo do inquérito é determinar autoria e motivação do crime e enfatizou o empenho das investigações para elucidar o caso.

Redação Notícias de Santaluz

6 respostas para “População de Santaluz vai às ruas pedir solução de crime ‘contra professores’ e fim da violência na cidade”

  • Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido.

  • Quem fez uma coisa dessa tem que pagar…

  • Josy disse:

    Meu coração está estraçalhado,o pouco que eu conhecia essas duas pessoas tenho certeza que os mesmos seriam incapaz de fazer mal pra alguém. ninguém tm direito de tirar a vida de ninguém, ainda mais quando não deve nada pra ninguém. Estou revoltada ,não me canso de chorar! Foram meus professores, amigos, me fizeram sorrir tanto meu deus receba eles de braços abertos

  • Josy disse:

    Meu coração está estraçalhado,o pouco que eu conhecia essas duas pessoas tenho certeza que os mesmos seriam incapaz de fazer mal pra alguém. ninguém tm direito de tirar a vida de ninguém, ainda mais quando não deve nada pra ninguém. Estou revoltada ,não me canso de chorar! Foram meus professores, amigos, me fizeram sorrir tanto meu deus receba eles de braços abertos

  • Etevaldo disse:

    A população de santa luz estão de parabéns
    Foram as ruas protestar pedindo justiça para este crime tão bárbaro, esperamos q a justiça consiga prender estes marginais q eles pague pelo que fizeram .

  • Jesse disse:

    Mas um crime sem solução? E as autoridades onde estão?

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia