Presidente do STF alerta para crescimento de processos no Brasil: “temos uma epidemia de judicialização”
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o Brasil enfrenta uma “epidemia de judicialização”, durante sua participação na 2ª Edição do Congresso Desafios do Poder Judiciário na Contemporaneidade, em Salvador, nesta sexta-feira (13). A declaração foi feita durante uma palestra no evento, de acordo com o Bahia Notícias.
Segundo Barroso, a Justiça brasileira tem mais de 83 milhões de processos em andamento, quase o dobro do registrado na China, que possui uma população cinco vezes maior, com 46 milhões de processos abertos. O ministro destacou que esses números refletem tanto o aumento da judicialização no país quanto a produtividade dos magistrados brasileiros.
“Eu estive na China em julho, que possui 1,4 bilhão de habitantes e 120 mil juízes, tem 45 milhões de processos abertos, quase metade do que nós temos no Brasil, o que, na verdade, revela a produtividade dos juízes do Brasil. Em 2023, foram iniciados 35 milhões de novos processos, portanto nós temos uma epidemia de judicialização”, disse Barroso.
O presidente do STF também mencionou que o tempo médio de duração de um processo no Brasil é de 4 anos e 3 meses, enfatizando que “é muita coisa”.