Produção industrial da Bahia registra queda em julho e fica entre os piores resultados do país, aponta IBGE
A produção industrial da Bahia caiu 2,3% em julho em relação a junho, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, divulgada pelo IBGE. Este foi o segundo mês seguido de retração, após uma queda de 5,7% registrada em junho. O desempenho do estado ficou abaixo da média nacional, que também teve queda, mas de 1,4%.
Entre os 15 estados avaliados na comparação mensal, a Bahia teve o segundo pior desempenho, ficando à frente apenas do Pará, que apresentou uma retração de 3,8%.
Apesar da queda mensal, na comparação com julho de 2023, a produção industrial da Bahia cresceu 2,6%, segundo o IBGE. Este foi o terceiro resultado positivo consecutivo nessa base de comparação anual. No entanto, o crescimento baiano foi inferior ao registrado nacionalmente, que teve alta de 6,1%. Com esse desempenho, a Bahia ficou na 13ª posição entre os 18 estados analisados.
No acumulado de janeiro a julho de 2024, a produção industrial da Bahia cresceu 2,4% em relação ao mesmo período de 2023, conforme os dados do IBGE. No entanto, o crescimento do estado foi menor do que a média nacional, que acumulou alta de 3,2%. Nesse recorte, a Bahia também ocupou a 13ª posição entre os 18 estados com dados disponíveis.
Nos últimos 12 meses encerrados em julho, a indústria baiana apresentou crescimento de 1,6%, novamente inferior à média nacional, que foi de 2,2%. Entre os estados analisados pelo IBGE, a Bahia registrou o 12º melhor desempenho.
Notícias de Santaluz