Projeto que aposta no sisal como fonte de biocombustíveis inicia cadastro de produtores
O projeto RePlanta Agave, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, iniciou o mapeamento e cadastro de produtores de agave na região sisaleira. A iniciativa busca modernizar o cultivo e transformar a biomassa do sisal em biocombustíveis, promovendo sustentabilidade e geração de renda.
Com um investimento de R$ 2,6 milhões, o projeto tem como meta cadastrar 400 agricultores de 21 municípios até março. Os participantes receberão capacitação em preparo do solo, cultivo, colheita, armazenamento e comercialização dos produtos.
A fibra de sisal, principal produto do agave sisalana, já é utilizada para fabricar cordas e tapetes. Agora, o projeto explora o potencial da biomassa para desenvolver produtos como etanol, biometano, biohidrogênio verde, biocarvão e biopesticidas.
Baseado na agricultura familiar, o RePlanta Agave busca fortalecer a produção de sisal na Bahia, que lidera o setor no Brasil, respondendo por 90% da produção nacional.
A iniciativa, conforme destaca a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, também promove empregos e melhora as condições de vida dos agricultores, alinhando-se à transição energética e ao desenvolvimento sustentável.
Notícias de Santaluz